03/12/2016

La Salle Dores é premiado no 11º Prêmio Sinepe

Com muito orgulho, o Colégio La Salle Dores destaca a conquista do troféu de Bronze no 11º Prêmio de Responsabilidade Social, na categoria "Desenvolvimento Cultural", em premiação realizada na noite de ontem, 01 de dezembro, no teatro da PUCRS, em Porto Alegre.

Nesta mesma noite festiva, o Colégio La Salle Dores também recebeu o reconhecimento “Honra ao Mérito” pelo projeto “Meeting Experience: Incentivando o Protagonismo dos Estudantes e Educadores”, no 7º Prêmio Inovação em Educação, categoria Área Fim.

Apresentando o projeto "Ensinando a bem viver: Uma experiência e vivência de formação humana e cristã!", o Colégio conquistou o terceiro lugar entre os finalistas. A iniciativa, inspirada nos ensinamentos e no legado de São João Batista de La Salle, oportuniza experiências e vivências concretas de formação humana e cristã para os estudantes, educadores e colaboradores, e algumas ações que envolvem os familiares e a comunidade local a partir do diálogo, da vivência de valores e de dinâmicas que fomentam as relações interpessoais e sociais sadias, tendo como ponto de partida a educação humanizadora.

"Juntamente com a Pastoral e a Supervisão Pedagógica, trabalhamos a partir de atividades que visam focar a formação dos alunos nas relações interpessoais, a formação cristã, cultural e de novos líderes. É uma semente que começou a germinar com o nosso fundador e nós queremos manter a essência lassalista nos dias atuais", explicou o Ir. Roberto Carlos Ramos, Vice-diretor do Colégio La Salle Dores.

Entre as atividades do Projeto destacamos as Jornadas de Formação, os programas qualificados de formação integral, encontros formativos, contos bíblicos, grupos de jovens e voluntariado, cursos de liderança e simpósio da família.

Estiveram presentes na cerimônia a diretora, Fabiane Franciscone, o vice-diretor, Ir. Roberto Carlos Ramos, o professor, Ricardo Backes, o supervisor administrativo, Rafael Marchioretto e o assistente de pastoral, Fabiano Truccolo.

A realização anual das 34 ações mobilizou 3.386 pessoas, permitindo, por meio desta experiência, a vivência do espírito fraterno e mais humano no ambiente educacional. As atividades comprovaram que 87,8% dos colaboradores e professores se sentem “muito felizes”, o que é evidenciado qualitativamente nos seguintes depoimentos:

“As formações são esperadas sempre com muita expectativa pelos estudantes do Colégio, pois as atividades desenvolvidas têm promovido sentido de vida, integração e convivência entre os colegas.” (Bruna Portella - Estudante).

“O Projeto está trazendo mais vida aos nossos pequenos. Sabemos o quanto é importante o convívio, o afeto, o estímulo a diferentes vivências humanizadoras na sociedade atual.” (Marcos e Marilaine Rodrigues – Pais).

“Este projeto oportuniza momentos de espiritualidade, convivência, partilha e contínuo aprendizado através do meu testemunho e da troca com as pessoas.” (Ricardo Backes - Professor).

O Projeto possibilita, e continuará fomentando nos próximos anos, vivências e experiências positivas de relacionamento humano e cristão, postura crítica, autônoma e criativa dos envolvidos frente aos desafios concretos pessoais, educacionais e sociais, e o exercício da cidadania responsável e solidária em busca do “bem viver” e de uma sociedade mais humanizada.