16/05/2016

Ensino Fundamental II

Percepção através dos sentidos na descrição objetiva

A descrição tem como função informar as características de algum objeto, pessoa ou lugar. É um gênero textual muito utilizado para, ao contrário da narração, interromper o progresso de uma história e detalhar tal objeto, pessoa ou lugar. Para estudar este conteúdo, as turmas 91 e 92 trabalharam, sob orientação da professora Luciana, de uma maneira inusitada. No pátio da escola, um pequeno grupo de alunos vendava um colega, levando-o a um local desconhecido e descrevendo o caminho durante o trajeto. Na mente do colega vendado formava-se aos poucos uma imagem, cada vez mais nítida à medida que as informações eram mais ricas em detalhes. Chegando ao destino, o aluno vendado questionava o grupo em busca de mais informações, descobrindo, por fim, a sua localização atual.