A educação lassalista zela pelo crescimento das pessoas em comunidade, na perspectiva de uma educação humana e cristã. Essa educação passa a ser eficaz na possibilidade e necessidade de crescer unindo esforços dos que se preocupam e se envolvem com a formação, sobretudo, Escola e Família. Desde 2010 a Escola realiza encontros com os pais para formação para compreender o contexto social atual e auxiliar as famílias na participação do processo de aprendizagem e na positiva relação com os filhos.
A adolescência é uma fase em que há o desprendimento da infância e a entrada progressiva no mundo e no papel adulto. É nesta fase que os jovens precisam assumir uma postura diante da sociedade, tendo que optar por uma carreira profissional a ser seguida. Torna-se um desafio estar preparado para este momento de escolha. Assim, antes de chegar ao vestibular, é necessário que o estudante tenha claro quais são seus reais interesses, habilidades e competências e amplie sua visão sobre as possibilidades oferecidas, conheça os cursos e seus campos de atuação e perceba quais são os caminhos que terão que ser percorridos para chegar a ser um profissional de sucesso. O processo de Orientação Vocacional surge como um meio facilitador, que além de auxiliar os jovens a escolher e se preparar para o ingresso no Ensino Superior, propicia o desenvolvimento do autoconhecimento.
Atividades principais: Mural interativo, Encontros informativos priorizando os interesses dos próprios alunos, Visitas nas universidades, Pesquisas orientadas por meio de sites informativos das faculdades/universidades, Orientação vocacional individual, Teste Vocacional, Fórum das Profissões e Palestra Motivacional.