Avaliação no La Salle Caxias

Avaliação no 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental


No 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, a prioridade é proporcionar aprendizagem através do lúdico e da experimentação, por isso o processo de alfabetização é permeado de vivências práticas, que despertam a curiosidade e a busca de respostas na construção das hipóteses da escrita. A avaliação no 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental contempla a observação do desenvolvimento dos aspectos social, cognitivo e psicomotor, expressa em forma de Parecer Descritivo. O Parecer Descritivo apresenta um registro do ensino globalizado, um registro relativo às observações de Educação Física, um registro das observações das atividades desenvolvidas em Língua Inglesa e um registro das aulas de Arte. O ano letivo está dividido em três trimestres e o Parecer Descritivo é entregue aos pais ou responsáveis após o término de cada trimestre. Não haverá retenção no 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental.

 

Avaliação no 3º, 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental


A partir do 3º Ano do Ensino Fundamental, a prioridade é o desenvolvimento da leitura e escrita, aprofundando a construção das noções já desenvolvidas nos anos anteriores. A avaliação do desempenho passa a ser registrada através de notas na escala de 1 (um) a 10 (dez). As notas são expressas em valores decimais. O ano letivo está dividido em três trimestres e os resultados da avaliação do desempenho do educando são registrados ao final de cada trimestre em um boletim. A Média Anual do educando é resultado da soma das notas dos três trimestres dividida por 3. Para obter aprovação, a média deverá ser igual ou maior que 7,0. Ao final do ano letivo, concluídos os três trimestres, o educando que não obtiver média igual ou superior a 7,0, será submetido a Exame Final. A Média Final é calculada após a realização do Exame Final, e é resultado da soma da Média Anual vezes dois, somada à nota obtida no Exame Final, dividida por 3. Para obter aprovação, a média deverá ser igual ou maior que 5,0. O aluno que não obtiver aprovação no Exame Final estará reprovado.

 

Avaliação no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio

 

A verificação do rendimento escolar compreende a avaliação do desempenho da aprendizagem e da apuração da frequência. O ano letivo está dividido em três trimestres e os resultados da avaliação do desempenho do educando são registrados ao final de cada trimestre em um boletim. No Ensino Fundamental II e no Ensino Médio a avaliação do desempenho é registrada através de notas na escala de 1 (um) a 10 (dez). As notas são expressas em valores decimais.

Em cada trimestre, em cada componente curricular, os 10 (dez) pontos são avaliados em, no mínimo três instrumentos avaliativos diferentes aplicados ao longo do trimestre.

A Média Anual do educando é resultado da soma das notas dos três trimestres dividida por 3. Para obter aprovação, a média deverá ser igual ou maior que 7,0. Ao final do ano letivo, o educando que não obtiver média igual ou superior a 7,0, será submetido a Exame Final. A Média Final é calculada após a realização do Exame Final, e é resultado da seguinte fórmula:

As datas de aplicação dos Exames Finais estão fixadas no Calendário Escolar divulgado à Comunidade Educativa e ocorrem após o término do ano letivo. Não haverá aplicação de Exames finais fora do período determinado em Calendário Escolar. O aluno que não comparecer na data de aplicação do Exame Final será mantido como reprovado.