01/04/2016

Combate ao Aedes aegypti com Volnei Soldatelli

O La Salle Caxias recebeu nesta semana mais um grande aliado no combate ao Aedes aegypti. Em sua terceira passagem pela Escola, o palestrante Volnei Soldatelli, bacharel em oceanologia, mestre em ecologia e pai do aluno Luca Soldatelli (turma 31), conversou com os 3°, 4° e 5° anos sobre este pequeno inseto que tanto ameaça nosso país. Com uma vasta experiência em biologia, Volnei mostrou como o mosquito se reproduz, qual o tempo de encubação dos ovos, como são transmitidas as doenças (dengue, zika e febre chikungunya) e quais os cuidados podem ser tomados pelas famílias. Destacou ainda que a maior resistência a esta ameaça é resultado da sinergia entre as pessoas, citando o exemplo do coral: sozinho, é um animal simples e fraco, mas unido, forma estruturas sólidas e perenes, como a Grande Barreira de Corais, um dos patrimônios da humanidade. Os alunos, empolgados pelo tema, perguntaram sobre diversos assuntos, prometendo utilizar todo o conhecimento adquirido em casa. A Escola agradece mais uma vez ao palestrante pelo excelente trabalho!