Cerca de 400 professores e
diretores das escolas lassalistas de vários municípios gaúchos
participaram do Encontro Provincial de Educadores Lassalistas - Epel, no
Salão de Atos La Salle. Recepcionados pelo Provincial da Província La
Salle Brasil-Chile e Presidente da Rede La Salle, Ir. Jardelino Menegat,
o grupo se reuniu, como anualmente acontece, para refletir sobre a
prática educativa. O vice-reitor do Unilasalle Canoas, Ir. Cledes
Antônio Casagrande, a Pró-reitora Acadêmica do Unilasalle Canoas,
Professora Vera Ramirez, e a diretora do Colégio La Salle Canoas, Elisa
Medeiros, também recepcionaram o grupo no evento organizado pela direção
de Missão e Pastoral da Rede.
Em
sua fala, Ir. Jardelino Menegat destacou que, no processo de educar e
aprender, a família e a escola precisam sentir-se responsavelmente
parceiras, ou seja, aliadas no compromisso da educação do ser humano.
“Todos nós reconhecemos que a escola é o lugar onde se proporciona
entendimento e compreensão dos limites, das regras, da formação de
valores éticos, religiosos, morais e afetivos que levam ao exercício da
cidadania”, falou o provincial.
Pela
manhã os educadores assistiram ao Painel Escola – família e juventude:
nosso compromisso de educar, com a psicóloga e escritora Adriana Wagner,
e com o professor e assessor acadêmico-pedagógico da La Salle Business
School do Unilasalle Canoas, Augusto Niche Teixeira. Durante a tarde os
professores se dividiram em grupos, por nível de ensino, para trocar
experiências, destacando os trabalhos dos nossos professores, Alexandre Casagrande, Ana Crist Renosto, Chiara Herrera e Denise Alves. Momentos de confraternização, como o café da manhã servido
antes da abertura do evento, e o café servido no encerramento,
integraram a programação, que também incluiu uma Missa Solene.
“É preciso educar para a complexidade”
Na
era da cultura digital, lembrou o professor Augusto Niche Teixeira, é
preciso educar para a complexidade. Ele também afirmou que os jovens
hoje buscam experiências de aprendizagem no contexto do século 21.
Querem emoção, sentido e significado. Ele ainda convidou o grupo a
questionar sobre as práticas educativas que hoje não atraem tanto os
alunos. “Crianças e jovens de hoje têm uma estrutura cerebral diferente
de gerações passadas, porque recebem outros estímulos”, afirmou.
Adriana
Wagner falou das mudanças no perfil da família brasileira, assunto que
pesquisa e sobre o qual tem vários artigos publicados. De acordo com a
pesquisadora, num contexto de separações e novos casamentos, de
predomínio da guarda dos filhos pelas mulheres e de casos recorrentes de
gravidez tardia, surge uma crise no modelo tradicional de família. A
pesquisadora também levantou a questão de como lidar com essas novas
demandas na escola e concluiu que são caminhos que ainda estão sendo
construídos.