19/05/2022

Palestra para os alunos 3º anos sobre: LIBRAS.

Valorizar e conhecer acontecimentos marcantes em Caxias do Sul, é parte dos estudos dos 3º anos, que foram convidados a prestigiar a Surdoolimpíadas.
A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committe of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais.
A Surdolímpiadas de Verão acontece a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos. Como marco histórico, o Brasil foi o
primeiro país da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão.
Para tornar ainda mais significante o momento vivido, os 3º anos receberam a pedagoga e Intérprete de Libras Rosa Maria Casara. Foi uma tarde de aprendizado e muita sensibilização. Alunos e professoras aprenderam a origem e
a importância da língua de sinais e aprenderam sinais básicos para conseguir cumprimentar e agradecer os atletas quando fossem assistir aos jogos.
Quanta boniteza e sensibilidade nesse encontro. Foi uma troca incrível os alunos saíram ganhando e a interprete saiu encantada com a educação e o carinho dos lassalistas. E assim fica o ensinamento de que o objetivo da educação inclusiva não é tornar todas as crianças iguais, e sim ensinar a conhecer, respeitar e valorizar todas as diferenças. Gratidão, Rosa Maria Casara, por partilhar conosco seu saber.