24/06/2021

Pastoral

Dia de São João Batista

Dia de São João Batista

A história de São João Batista

            João Batista nasceu no dia 24 de junho, em Israel, na cidade Aim Karim, situada próxima de Jerusalém. Seu pai era sacerdote e chamava-se Zacarias. Sua mãe, conhecida como Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus. Isabel era estéril, por isso o casal não podia ter filhos. No entanto, certo dia, o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que teriam um filho, e ele deveria se chamar João. O acontecimento foi considerado um milagre.

            Na idade adulta, João foi morar no deserto da Galileia com o objetivo de fazer pregações às margens do rio Jordão. Ele vivia uma vida precária, agasalhando-se com roupas feitas de peles de animais, alimentando-se de gafanhotos e mel silvestre. Mesmo vivendo uma vida difícil, João era acompanhado por vários seguidores, que acreditavam nas suas pregações.

            Na sua fala, João pedia que as pessoas se arrependessem dos seus pecados. Como sinal de completo arrependimento, ele as batizava nas águas do rio Jordão. Por esse motivo, o futuro santo ficou conhecido como João Batista. Em sua passagem pelo deserto, João passou a ser considerado profeta, “homem enviado por Deus”. Foi no deserto que ele anunciou a chegada do Messias, de Jesus para salvar a humanidade.

            Após a denúncia da vida adúltera do rei Herodes Antipas, influenciado por sua amante Herodíades, o rei ordenou que João fosse preso. João acabou sendo degolado e morto. Assim, João Batista é considerado o primeiro mártir da Igreja.

Fogueira de São João

       Segundo a tradição, antes do nascimento de São João, Santa Maria perguntou à sua prima Isabel como ela saberia do nascimento. Então Santa Isabel disse que, nesse dia, ela acenderia uma grande fogueira para que, de longe, a prima soubesse que o seu filho havia nascido. Por esse motivo a fogueira tornou-se um símbolo importante do Dia de São João.

João Batista nos indica para Jesus, o Cordeiro de Deus

No dia seguinte, João aí estava de novo, com dois discípulos. Vendo Jesus que ia passando, apontou: “Eis aí o Cordeiro de Deus.” Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram a Jesus. Jesus virou-se para trás, e vendo que o seguiam, perguntou: “ O que é que vocês estão procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?” Jesus respondeu: “Venham e vocês verão.” Então eles foram e viram onde Jesus morava. E começaram a viver com ele naquele mesmo dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde (Jo 1,35-39).

      Pedimos a Jesus, que a exemplo de São João Batista, possamos indicar aos que vivem conosco o caminho da fraternidade e da esperança, anunciado por Jesus. 

< voltar