O mês de julho mobilizou jovens de todo o mundo com dois grandes eventos católicos: o Encontro Internacional de Jovens Lassalistas (EIJL) e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Os alunos Fabiana Zamboni, Gabriela Taís Stiehl, Júlia Magrin, Lucas Vanni, Marcelo de Azevedo Scopel e o Prof. Ir. Cláudio André Dierings foram os representantes do La Salle Caxias.
Do dia 19 ao dia 22, no Colégio La Salle Abel, em Niterói-RJ, lassalistas de diversos países uniram-se para o EIJL. Neste ano o encontro foi especial por tornar-se uma espécie de preparação para a JMJ. Atividades de partilha e integração dos participantes foram estendidas aos quatro dias do evento, contando com a presença do Ir. Álvaro Rodríguez Echeverría, Superior Geral do Instituto das Escolas Cristãs.
Então do dia 23 ao dia 28, no Rio de Janeiro, aconteceu a JMJ. Amplamente divulgada pela mídia nacional, a Jornada permitiu aos participantes diversos momentos de reflexão e integração. Criada inicialmente pelo Papa João Paulo II, foi trazida ao Brasil em um esforço das arquidioceses de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, enviando uma carta diretamente ao Papa Bento XVI, que já conhecia o país e o comprometimento dos jovens brasileiros. Este ano, o Papa Francisco esteve então presente para participar e acolher a todos. Durante o evento, nossos alunos se surpreenderam principalmente com a união de fé e das diferentes culturas sob a mesma crença.
O Ir. Jardelino Menegat, Provincial da Província La Salle Brasil-Chile e Presidente da Rede La Salle, afirmou ao fim do período: “O Encontro Internacional de Jovens Lassalistas e a Jornada Mundial da Juventude nos despertou o sentimento de não estarmos sozinhos, de que La Salle somos nós hoje aqui e em muitos lugares. Os diversos momentos de convivência e de partilha foram bem aproveitados e nos fizeram verdadeiramente vivenciar a nossa fé cristã, aprendida na família e na escola”.
Rede La Salle no EIJL e na JMJ (clique para saber mais)