26/08/2019

Maquete Gigante sobre o Mapa Físico do Mundo

“Por meio de uma maquete é possível ter o domínio visual de todo conjunto espacial que é sua temática e por ser um modelo tridimensional, favorece a relação entre o que é observado no terreno e no mapa.” (Santos, 2009, p.14)

O conceito de maquete acima contempla o pensamento de educadores a respeito de um recurso didático já bastante conhecido em salas de aula.

E com esses objetivos, contemplamos a criatividade, trabalho em equipe, a organização, estratégias e trouxemos o protagonismo para a sala de aula. Os estudantes das turmas do 8º ano e 9º ano do Ensino Fundamental foram instigados na disciplina de Geografia a representar uma maquete gigante no Salão de Atos sobre “O Mapa Físico do Mundo”.

Ao final da atividade foi constatado que os objetivos do trabalho foram atingidos, pois os estudantes conseguiram identificar os aspectos físicos (hidrografia e relevo) do mundo e construíram uma nova visão dos continentes.

Todas as turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio fizeram visitação e conheceram um pouco mais sobre as características físicas do planeta terra.