Sobre a Pastoral

O setor de Pastoral no Colégio La Salle Peperi é o primeiro responsável em assegurar a vivência da Confessionalidade Cristã e do Carisma Lassalista em nossa Comunidade Educativa, assim como garantir o diálogo da diversidade religiosa, cultural e social, que se apresenta cotidianamente em nosso contexto global e local.


A este Setor compete tonar vivo o conceito de Comunidade Educativa em Pastoral que indica o nosso modo de Ser e Educar Lassalista, embasados na nossa Espiritualidade e em nosso tripé Lassalista - Fé, Fraternidade e Serviço.

Por isso, as atividades desenvolvidas pelo setor de Pastoral, abrangem todos os membros da Comunidade Educativa, cuidando da sua formação humana e Cristã.

SOMOS – Pastoral Juvenil Lassalista

O Grupo de Jovens – SOMOS - como representatividade e movimento escolar dentro da comunidade educativa é o espaço privilegiado dos estudantes Lassalistas para a continuação de sua formação integral. Embasados na espiritualidade cristã no seguimento à Jesus Cristo e pelo tripé lassalista “fé, fraternidade e serviço”, é possibilitado aos seus participantes à reflexão e vivências de temáticas competentes ao desenvolvimento de sua própria história de vida.


Público-alvo: Estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Ações Sociais

O nosso modo Lassalista de ser nos impulsiona a vivenciar uma Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco, indo à margem da sociedade. Por isso, é de responsabilidade do Setor de Pastoral desenvolver ações sociais ao longo do ano tendo em vista as necessidades urgentes e locais que vão surgindo em nosso cotidiano. Estas campanhas, que envolvem toda a Comunidade Educativa, nos ajuda a perceber que somos capazes de construir um mundo mais humano e solidário.

Vivência litúrgica e espiritual

Como escola confessional Católica, destacamos a nossa centralidade na fé em Jesus Cristo através da Espiritualidade Lassalista. Os momentos acontecem através das celebrações, reflexões, retiros, formações e comemorações das datas festivas como a Campanha da Fraternidade, a Páscoa, a Semana de La Salle, o mês Junino, o Natal e entre outras.

Espiritualidade na Escola – Educando para a vida

Educar para a vida é o grande desafio da atualidade, por isso, em nossa Comunidade Educativa, semanalmente o Setor de Pastoral realiza atividades com os estudantes Lassalistas da Educação Infantil. Despertando desde cedo a importância da prática da espiritualidade, pois junto com ela também é celebrado a fé e a afetividade, enfatizando os valores humanos.

Jornada de Formação

A Jornada de Formação como meio de vivência da espiritualidade e do carisma Lassalista é o momento oportuno e pontual para a reflexão sobre o tema pastoral do ano corrente, assim como temas relevantes do próprio público envolvido nas Jornadas de Formação. Por este motivo, acreditamos que o momento estimula o estudante a se reconhecer como ser ativo de sua própria caminhada escolar e cidadã, através de uma autorreflexão social, humana e cristã.

Público-alvo: Estudantes dos Pré I (Educação Infantil) à 3ª série do Ensino Médio.

Equipe Vocacional

A efetivação da Cultura Vocacional dentro de nossas comunidades educativas é um de nossos objetivos. Por isso, cabe a esta realizar reflexões na Comunidade Educativa acerca da Cultura Vocacional; realizar ações vocacionais na Semana de La Salle e Mês Vocacional (agosto); encaminhar vocacionados para o Acompanhamento Vocacional; incentivar a realização da Novena Vocacional nas Comunidades Educativas; organizar ambientações vocacionais com simbologias, cartazes e murais na Comunidade Educativa e nas Redes Sociais e Site da Comunidade Educativa. Ela é composta por Irmãos, Educadores, Familiares e Estudantes, que juntos pensam toda a Cultura Vocacional dentro de nossa Escola.