12/03/2018

Exercício de contenção

Manaus, 12 de março de 2018.

Prezados senhores pais ou responsáveis.

Conforme anunciado na semana passado, o Centro Educacional La Salle realizou exercícios de evacuação de emergência, para treinamento dos alunos em vista de eventuais situações de sinistro. Ao soar os alarmes da instituição, todos os alunos foram retirados de suas salas de aula e conduzidos para as áreas de segurança longe das edificações.

Os alunos completaram o deslocamento em pouco mais de 7 minutos no turno matutino e por volta de 6 minutos no turno vespertino. Se fosse uma situação de incêndio real, todos os alunos estariam em segurança antes que as chamas alcançassem grandes proporções.

Nos próximos dias, será realizado um EXERCÍCIO DE CONTENÇÃO na escola, com protocolo adotado para casos de assalto ou outra situação em que ocorra o ingresso de pessoa armada na instituição. Esse protocolo visa a reduzir riscos pessoais e evitar que alunos, familiares e colaboradores se tornem alvos de disparos ou de balas perdidas.

Os pais que estiverem na escola no horário do exercício são convidados a participar também, para que a escola possa cronometrar o tempo necessário para a completa remoção de todas as pessoas das áreas abertas e de circulação.

Para sua orientação e participação, recordamos as orientações que constam no Guia do Estudante 2018 (pág. 42):

1. Uma vez verificada a presença de pessoa(s) armada(s) na instituição, o setor responsável fará soar pelo sistema de som das salas de aula, escritórios e áreas de circulação o aviso “ATENÇÃO: INICIANDO PROTOCOLO DE CONTENÇÃO”.

2. Ao soar este aviso, nenhum aluno pode ser liberado das salas de aula ou de outras salas da instituição até que o sistema de som comunique o fim do protocolo.

3. Sinais de troca de horário ou de início do intervalo devem ser ignorados, para que todos permaneçam seguros em sala até o fim do protocolo.

4. Alunos que estiverem fora da sua respectiva sala de aula devem procurar imediatamente um local fechado para proteção, preferencialmente o local mais próximo possível (uma sala de aula, biblioteca, gabinete administrativo...).

5. Estando dentro de um ambiente seguro, o aluno não deve retirar-se de lá até que o sistema de som informe o encerramento do protocolo de contenção.

6. Nenhuma pessoa poderá permanecer em áreas abertas (pátios, jardins, quadras esportivas) durante um protocolo de contenção. O Serviço de Coordenação de Turno e o Serviço de Segurança são encarregados de fazer uma varredura por esses locais e conduzir todos para a área segura mais próxima.

7. Se forem ouvidos disparos, as portas das salas devem ser trancadas e as luzes apagadas. Permanecer abaixado, rente ao chão, pode evitar ser alvo de bala perdida.

Aproveitamos a oportunidade para solicitar que os senhores reflitam com seu(a) filho(a) sobre a importância de seguir as recomendações de segurança da escola, mesmo sabendo que se trate apenas de simulações. Isso pode fazer toda a diferença em caso de uma situação real.

Atenciosamente,

Centro Educacional La Salle