Extraclasse

Confira as atividades extraclasse oferecidas aos alunos do La Salle Manaus:

  • Basquete (Feminino e Masculino)
    O Basquete é um desporto coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield, EUA. É jogado por dois times de 5 jogadores, que tem objetivo passar a bola por dentro de uma cesta colocada nas extremidades do ginásio. Atualmente pode ser jogado também em quadras ao ar livre.Os jogadores podem utilizar somente as mãos para o domínio da bola e não podem se locomover na quadra segurando a bola, somente batendo a mesma no chão.
     
     

    BENEFÍCIOS DO ESPORTE:
    Poder de Concentração
    Desenvolvimento do Raciocínio
    Resistência, Força, Velocidade e Destreza (Condicionamento Físico Geral);
    Respeito as Regras
    Respeito aos Companheiros
    Convivência em grupo ( Sociabilidade)
    Promoção da saúde física e mental

  • Dança e Balé

    Os benefícios da dança como uma atividade física são bem conhecidos: flexibilidade, melhora do condicionamento aeróbico, aprimoramento da coordenação motor.
    Mas pouco se fala da dança como uma terapia para a alma: Socialização, combate à depressão e à timidez, alegria, autoestima elevada e disposição para encarar as dificuldades do dia-a-dia são apenas algumas das transformações que se nota em quem se arrisca a adentrar no mágico mundo da dança.

    O balé clássico, apesar de ser uma arte, também é benéfico para quem não pensa em virar artista profissional. A dança estimula a imaginação e a criatividade, desenvolve o ritmo e a musicalidade e amplia o potencial físico e o autocontrole. Além disso, a prática de balé clássico pode ajudar no tratamento de problemas posturais e ortopédicos, principalmente entre as crianças. 

  • Futebol de Campo
    É um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores, cada um,  e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo (português europeu) ou gol (português brasileiro). A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora. 
     
     

    BENEFÍCIOS DO ESPORTE
    Poder de Concentração
    Desenvolvimento do Raciocínio
    Resistência, Força, Velocidade e Destreza (Condicionamento Físico Geral)
    Respeito as Regras
    Respeito aos Companheiros
    Convivência em grupo ( Sociabilidade)
    Promoção da saúde física e mental
    Melhoria da auto-confiança
    Melhoria da coordenação motora

  • Futsal
    O futsal é um esporte genuinamente brasileiro que se espalhou pelo mundo e encontra cada vez mais adeptos entre homens e mulheres.
    É o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de cinco jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida.
    Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol

    BENEFÍCIOS DO ESPORTE
    Poder de Concentração
    Desenvolvimento do Raciocínio
    Resistência, Força, Velocidade e Destreza (Condicionamento Físico Geral)
    Respeito as Regras
    Respeito aos Companheiros
    Convivência em grupo ( Sociabilidade)
    Promoção da saúde física e mental
    Melhoria da auto-confiança
    Melhoria da coordenação motora

  • Ginástica Artística
    A Ginástica Artística (GA), também era conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade da ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais, pode ser praticada por ambos os sexos.
    A GA proporciona  benefícios que desenvolvem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e muito controle do corpo, desenvolve também a concentração e auxilia na sociabilidade.

  • Ginástica Rítmica
    A Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade esportiva exclusivamente feminina, que visa desenvolver o corpo em sua totalidade. É fundamentada no aprimoramento das capacidades psicomotoras, no desenvolvimento das qualidades físicas e do ritmo, é considerada como uma forma de trabalho físico, artístico e expressivo.
    É admirada pela harmonia, pela elegância, expressividade e beleza das variações dinâmicas de movimento e música através dos aparelhos – corda, arco, bola, maças e fita. Onde está composto por elementos corporais: saltos, equilíbrios, pivôs, flexibilidades e ondas proporcionando a utilização do espaço lúdico e simbólico, motivador da criatividade.

  • Judô
    O Judô é um esporte impar, pois além de defesa pessoal é um método educacional e disciplinador. É um esporte que visa o aperfeiçoamento físico, mental, técnico, psicológico e moral do praticante. 
     Nascido no Japão em 1882, o Judô se tornou Esporte Olímpico em 1964.
    O judô tem por objetivo, não só a preparação técnica dos alunos, mas também trabalhar de uma forma pedagógica por uma visão holística, adaptada aos moldes de uma educação oriental.

  • Musculação
    A musculação é um tipo de exercício de resistência, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Estas possibilidades tornam a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser usada para diferentes objetivos.
    A musculação é, hoje, uma das atividades mais recomendadas, seja para quem quer emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também evitar lesões e até tratá-las.

  • Natação
    A natação diminui o risco da incidência de doenças cardiovasculares. De fato, as braçadas tornam o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo e, ao mesmo tempo, eliminam a gordura em torno do órgão vital.
    Outro benefício da natação diz respeito ao aumento da autoestima. Os indivíduos que a praticam sentem-se mais seguros e são, em geral, mais independentes. Além disso, a água propicia uma liberdade de movimentos não comparável às outras modalidades. 

  • Teatro
     Teatro é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de directores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.
    A prática do Teatro no meio escolar promove o desenvolvimento dos alunos, destacando-se: formação do grupo, socialização, contato entre os sujeitos, superação da timidez, superação dos limites, troca de experiências, busca dos próprios objetivos, responsabilidade, comprometimento, respeito, ouvir o outro, entender melhor as pessoas, saber dividir, pensar no outro, solidariedade, interação, enfrentar os problemas, ouvir as críticas construtivas, compartilhar, saber trabalhar em grupo, resolver os problemas do grupo, participação, resgate da autoestima e da autoconfiança.
     

  • Banda de música, Teclado, Violão e Técnica Vocal
     
     
     

    Estudos recentes demonstram que o contato das crianças com a música estimula o cérebro, contribuindo no processo de aprendizagem da linguagem e desenvolvimento da coordenação motora. A prática de qualquer tipo de instrumento musical torna a criança mais confiante, facilitando os relacionamentos interpessoais e melhorando a interação com o ambiente ao seu redor.

  • Tênis de Mesa

      

    O tênis de mesa foi inventado no Reino Unido, mais precisamente na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como ping pong, até se tornar uma marca registrada e por isso mudou-se o nome na Europa para tênis de mesa, sendo o nome pingue-pongue atualmente usado apenas para fins recreativos. O tênis de mesa é conhecido como sendo o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo e o esporte de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola.

  • Voleibol Feminino e Masculino
    Voleibol é um esporte praticado por duas equipes de seis jogadores, em uma quadra dividida ao meio por uma rede. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo que ela toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo em que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é uma modalidade olímpica, regulado pela Federação Internacional de Voleibol.Fédération Internationale de Volleyball.

  • Xadrez
    O ensino e aprendizagem do Xadrez no meio escolar é uma atividade que proporciona lazer e dá a possibilidade de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico, podendo alcançar, dentre outros, os seguintes objetivos:

    Desenvolver o raciocínio lógico 
    Desenvolver habilidades de observação, reflexão, análise e síntese 
    Desenvolver habilidades e hábitos necessários à tomada de decisões
    Compreender e solucionar problemas pela análise do contexto geral em que estão inseridos
    Ampliar os interesses pelas atividades individuais
    Melhorar o desempenho nos estudos e, em particular, em Matemática.