20/10/2017

O Centro Educacional La Salle realizará a Prova Brasil

Manaus, 20 de outubro de 2017.

Prezados senhores pais ou responsáveis.

Anualmente, o Ministério da Educação sorteia instituições de ensino em todo o território nacional para a Prova Brasil. Em 2017, o Centro Educacional La Salle foi sorteado para participar deste processo.

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados, os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e de Matemática, com foco na resolução de problemas relativos ao nível de desenvolvimento das habilidades e competências próprias para cada etapa. Os testes são de múltipla escolha, com quatro ou cinco alternativas de resposta para cada questão.

Em nossa escola, participarão os alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A aplicação desta avaliação é de responsabilidade do INEP e ocorrerá no dia 25 de outubro de 2017 (quarta-feira) conforme orientações a seguir:

1. A prova do 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL será apenas para diagnóstico, não sendo computada para a média trimestral. A prova do matutino iniciará às 09h35 e terá a duração de três tempos de aula, estendendo-se até às 12h05. A prova do vespertino iniciará às 15h35 e terá a duração de 3 tempos de aula, estendendo-se até às 18h05.

2. A prova do 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL terá pontuação de 0,0 a 4,0 pontos a ser atribuída na P4. No matutino, a prova iniciará às 08h05 e terá a duração de três tempos de aula, estendendo-se até às 10h35, com o intervalo para o lanche de 10h35 às 10h55. Após o intervalo, haverá aula normal. No vespertino, a prova iniciará às 14h05 e terá a duração de três tempos de aula, estendendo-se até às 16h35, com o intervalo para o lanche de 16h35 às 16h55. Após o intervalo, haverá aula normal.

3. A prova da 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO REGULAR E INTEGRAL terá pontuação de 0,0 a 4,0 pontos a ser atribuída na P4. A prova do matutino regular e integral iniciará às 10h10 e terá a duração de três tempos de aula, estendendo-se até às 12h40. A prova do vespertino iniciará às 16h10 e terá a duração de três tempos de aula, estendendo-se até às 18h40.

4. Como se trata de um dia letivo, o uso do uniforme é obrigatório.

5. Os alunos devem portar documento de identificação com foto.

6. O uso de celular para qualquer finalidade durante a prova será considerado ato de indisciplina e a prova do aluno será anulada, resultando em nota 0,0 (zero).

7. A prova deve ser feita com caneta esferográfica simples, de corpo transparente, nas cores azul ou preta. É permitido o uso de lápis e borracha para rascunho e cálculos.

8. Recomenda-se aos alunos trazer uma garrafinha com água.

Atenciosamente,

Centro Educacional La Salle