18/09/2015

Semana para reforçar as tradições gaúchas

O Colégio La Salle Dores dedicou diversos momentos em comemoração à Semana Farroupilha Dorense, período em que se reforça o culto às tradições e à cultura gaúcha.

Variadas atividades foram oportunizadas aos estudantes durante a semana. Entre oficinas e rodas de chimarrão, as crianças conheceram a história desta famosa tradição gaúcha através da lenda de M’Boreré, a lenda de um índio feliz, e da lenda da Erva-Mate, um dos símbolos dos gaúchos.

Na terça-feira, as turmas de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental participaram de uma divertida disputa em um concurso de trovas, versos e parlendas. Um circuito de jogos tradicionalistas animou a criançada na quarta-feira. Os estudantes puderam conhecer e experimentar brincadeiras como 5 Marias, Carreira, Vai e Vem, Peteca, Boi parado e Pé de Lata.

Na quinta-feira foi a vez de praticar a tradição gaúcha em uma divertida Oficina de Dança, por meio da qual os estudantes aprenderam passos do "Xote Carreirinha" e da "Dança do Pezinho". Além disso, um salchipão seguido de baile, ao som do gaiteiro mirim, Lucas Freitas, animou a tarde da criançada. As turmas de 4° e 5º ano ainda receberam a visita da eleita 2º Prenda do Estado do Rio Grande do Sul, Aline Souza, que contou a todos como é grande o desafio de representar o estado como legítima prenda gaúcha.

A Educação Infantil marcou presença na Semana Farroupilha Dorense durante a sexta-feira. As turminhas realizaram brincadeiras e apresentaram danças gaúchas com coreografias ensaiadas. Também houve momento para compartilhar um delicioso salchipão preparado para os pequenos durante o "bailinho".

Na área coberta do pátio do Colégio foi montado o Galpão Dorense, recanto decorado com utensílios tradicionais da vida no campo, onde os alunos puderam conhecer objetos e entender um pouco mais da cultura gaúcha.

Confira nas fotos os momentos das comemorações. >