10/07/2015

Orientações contra Meningite

Prezados Pais e Responsáveis:

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Os principais sinais e sintomas são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca, falta de apetite, irritabilidade e manchas vermelhas na pele.

Em crianças menores de um ano de idade os sintomas referidos acima podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente, e rigidez corporal com ou sem convulsões.

Por causa da identificação de casos de meningite viral em uma escola particular de Canoas, encaminhamos algumas orientações da Vigilância Sanitária pensando na prevenção dessa doença. Como não há vacina a ser feita, é possível prevenir o contágio mantendo os mesmos cuidados que devemos ter com a Influenza H1N1:

> Os pais devem revisar a carteira de vacinação dos filhos, para verificar se não estão com o calendário atrasado de vacinas;

> Redobrar os cuidados com a higiene das mãos. Pensando nisso, disponibilizaremos álcool gel nos corredores;

> É importante que os pais orientem seus filhos no sentido de não compartilharem alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. As professoras também estarão atentas a essas orientações no Colégio;

> Orientamos que, de preferência, os alunos tragam sua própria garrafinha de água para o Colégio, inclusive os alunos da Educação Infantil.

IMPORTANTE: Caso o aluno apresente alguns dos sintomas mencionados acima, deverá ser avaliado por um médico e evitar comparecer às aulas até que se tenha um diagnóstico definitivo.

Thaís Mews Petry

Enfermeira – COREN/RS 183452