06/04/2015

Semana Santa e Celebrações de Páscoa

Envolvida com as celebrações do Tempo Pascal e da Semana Santa, a comunidade escolar desenvolveu diversas atividades relacionadas à Páscoa. Os educadores dorenses tiveram a oportunidade de refletir diariamente sobre como vivemos e manifestamos a nossa fé no cenário atual.

Para as crianças da Educação Infantil a equipe de Pastoral do Colégio La Salle Dores proporcionou atividades específicas com o intuito de fortalecer os conceitos de amizade representados em momentos como a última ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos. Momentos como esses fortalecem a importância de valorizar os nossos semelhantes e repartir o alimento com quem está ao nosso lado.

Por sua vez, os estudantes do Ensino Fundamental partilharam momentos na capela do Colégio. Na ocasião, foi-lhes proposta a reflexão sobre a música “As trevas e a luz em nossa vida”. A partir da canção, foram trabalhados aspectos sobre a importância de estabelecermos boas relações com nossos semelhantes e sermos luz no mundo como foi Jesus ressuscitado, que venceu as trevas da morte. A representação desta atividade se deu através das imagens de Cristo crucificado e após a ressurreição, iluminado pela luz do Espírito Santo.

Um dos momentos de maior emoção foi durante a representação da cerimônia de lava-pés da Quinta-Feira Santa, que trouxe uma importante mensagem inspirada no ato de Cristo que, em um gesto de humildade, limpou os pés dos 12 apóstolos na noite da última ceia pregando uma vida de amor e de doação ao próximo.
Com o Ensino Médio, a reflexão aconteceu durante as Jornadas de Formação com a Equipe de Pastoral, que propôs questionamentos sobre o sentido da Páscoa como vida nova. A ocasião também serviu para inquerir os jovens sobre suas crenças e convicções da vida cristã.

Todo o trabalho teve como objetivo estreitar as relações interpessoais, tanto na comunidade escolar quanto fora dela, a fim de estimular a reflexão diária sobre a nossa vivência com as demais pessoas no mundo, independente de crenças religiosas.