Uma proposta de Júri Simulado foi realizada pelas turmas da 3ª série do Ensino Médio do Colégio La Salle Dores na última semana. A atividade objetivou o entendimento desse processo judicial.
A atividade proposta aos estudantes foi a de realizar a simulação de um julgamento de Adolf Hitler que, no caso em questão, acabou não cometendo suicídio, mas sim sendo preso pelas forças aliadas e mandado a julgamento. As turmas ficaram responsáveis por elaborar dois grupos, um de defesa e outro de acusação, evidenciando argumentos e fatos para a condenação ou a absolvição.
Obviamente, a ideia central do trabalho não foi de fazer apologia a tais ideologias ou então banalizar esse tipo de acontecimento histórico, mas de desenvolver e trabalhar a argumentação lógica e o exercício de estabelecer pontos de vista baseados em consistentes argumentações, mostrando com isso o funcionamento de um júri e tudo que o envolve. Também foi trabalhada com os alunos a análise crítica da situação que, dependendo da qualidade retórica, até mesmo as maiores barbaridades históricas podem ser alvo de defesa e proselitismo.
O resultado foi muito positivo, com grande envolvimento de ambas as turmas, inclusive suscitando a vontade dos demais alunos do Ensino Médio que assistiram ao evento em realizar algo parecido.
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Colaboração: Marcito, professor de História e Sociologia.