30/09/2014

Atividade de Júri Simulado mobilizou Ensino Médio

Uma proposta de Júri Simulado foi realizada pelas turmas da 3ª série do Ensino Médio do Colégio La Salle Dores na última semana. A atividade objetivou o entendimento desse processo judicial.

A atividade proposta aos estudantes foi a de realizar a simulação de um julgamento de Adolf Hitler que, no caso em questão, acabou não cometendo suicídio, mas sim sendo preso pelas forças aliadas e mandado a julgamento. As turmas ficaram responsáveis por elaborar dois grupos, um de defesa e outro de acusação, evidenciando argumentos e fatos para a condenação ou a absolvição.

Obviamente, a ideia central do trabalho não foi de fazer apologia a tais ideologias ou então banalizar esse tipo de acontecimento histórico, mas de desenvolver e trabalhar a argumentação lógica e o exercício de estabelecer pontos de vista baseados em consistentes argumentações, mostrando com isso o funcionamento de um júri e tudo que o envolve. Também foi trabalhada com os alunos a análise crítica da situação que, dependendo da qualidade retórica, até mesmo as maiores barbaridades históricas podem ser alvo de defesa e proselitismo.

O resultado foi muito positivo, com grande envolvimento de ambas as turmas, inclusive suscitando a vontade dos demais alunos do Ensino Médio que assistiram ao evento em realizar algo parecido.

Mais fotos você confere na Fanpage do Colégio La Salle Dores

Colaboração: Marcito, professor de História e Sociologia.