06/05/2019

Abril recheado de atividades no Turno Complementar

O Turno Complementar do Colégio La Salle Dores tem como uma de suas finalidades desenvolver habilidades socioafetivas dos estudantes, com base nos princípios da pedagogia Lassalista, visando fortalecer qualidades do aluno no convívio entre as crianças de diferentes faixas etárias. Para isso, reforça o aprendizado do ensino regular com oficinas e atividades diferenciadas. Durante o mês de abril não foi diferente. Diversas dinâmicas movimentaram as turminhas.

Com a temática da Páscoa, a turma do 1º Ano do Ensino Fundamental realizou uma oficina de culinária. Sob orientação da nutricionista escolar, Samantha Lessa, e da educadora Giulia Maroco, os estudantes prepararam um bolo de cenoura com cobertura de chocolate. As crianças prepararam a mistura para o bolo, montaram nas formas e, no mesmo dia, juntamente com a receita, levaram o bolo para casa em um potinho para se deliciarem com a família.

Ainda com a tema da Páscoa, foi a vez das crianças da Creche 1 participarem de uma atividade diferente. As educadoras da turma, Vera Silveira e Vitória Maciel, propuseram aos alunos atividades temáticas a partir da leitura do livro “O Coelhinho que não era da páscoa”, da escritora Ruth Rocha. Após a leitura da historinha, os pequenos participaram de uma atividade de colagem usando algodão. A ideia foi moldar o coelhinho com o material e colar as fotos de cada criança no rostinho do coelho, estimulando a coordenação motora e o contato com diferentes texturas.

As educadoras Gabriela Huppes e Larissa Freitas, da turminha da Creche 2, oportunizaram aos pequenos momentos de aprendizagem sobre a Páscoa através de brincadeiras, músicas e atividades lúdicas, explorando sensações, cores e texturas, e ampliaram os conhecimentos em relação aos números e quantidades.

Os pequenos confeccionaram e decoraram, em papel, “Cenouras”. A partir disso, e utilizando dados, as crianças exploraram o material, nomearam e quantificaram as cenouras, envolvendo competências de linguagens e matemática. Ao fim da atividade, os educandos levaram a “Cenoura” para casa como lembrança.

Abril também é o mês em que se comemora o “Dia do Livro Infantil” e o nascimento de Monteiro Lobato. A partir dessas temáticas, os estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental realizaram uma atividade utilizando a técnica “mosaico”.

Para compreenderem melhor a utilização da técnica e entenderem o que é e qual o resultado final desse tipo de trabalho, os estudantes observaram a obra de arte em mosaico existente no piso térreo do Colégio. Em seguida, foram incentivados a produzir, em mosaico, uma das personagens mais queridas criadas por Monteiro Lobato: Emília.

Também, durante a semana, as crianças ouviram várias histórias do autor e da sua obra mais conhecida, “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, e com isso puderam conhecer mais as personagens e as suas aventuras.

O atendimento do turno complementar permite o cuidado com a criança em um espaço apropriado e seguro, além de possibilitar o convívio com pares da mesma faixa etária em um ambiente que inspira o aprendizado.