23/04/2019

Estudantes da 2ª Série EM organizam Mostra de Poemas

Após a leitura de poesias sobre o amor, estudo sobre o período estético do Romantismo e leitura complementar da obra "Coração-granada", os estudantes da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio La Salle Dores foram convidados a escrever poesias próprias dentro do tema "amor" e organizam uma “Mostra de Poemas” na Biblioteca do Colégio, intitulada "Amar se aprende amando". A atividade foi organizada pela professora Juliana Grünhäuser e envolveu as disciplinas de Literatura e Produção Textual.

Os poemas foram produzidos na primeira semana de abril – mês do Livro, e a Mostra foi realizada nas duas semanas seguintes. A ideia seguiu o mesmo design do livro "Coração-granada", e os poemas ficaram expostos para visitação da comunidade escolar.

Envolvidas com a atividade, as turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental visitaram a exposição e prestigiaram o trabalho dos colegas. Após a visitação, os estudantes tiveram como tarefa da disciplina de Língua Portuguesa, na área de produção textual, escrever uma resenha crítica da Mostra, escolhendo um poema específico. Posteriormente, essas resenhas serão lidas para os poetas escritores das turmas da 2ª Série, como feedback de suas produções.

Entre as competências e habilidades desenvolvidas com a atividade, estão: compreender a arte como saber cultural e estético, gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade; compreender e interpretar, analisar e avaliar criticamente textos verbais, verbo-visuais e multimodais, a partir do uso de estratégias leitoras; produzir textos escritos a partir do uso adequado das marcas do gênero e do tipo textual, considerando a situação de produção escrita, o suporte, os interlocutores e os objetivos do texto.