20/03/2017

Vídeo de estudantes do Carmo está na FEBRACE VIRTUAL

Os estudantes Alisson Velho Gomes e Jennifer Craco Santos, do Ensino Médio do Colégio La Salle Carmo, participam da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), com o trabalho O uso da batata doce como polímero natural auxiliante na purificação da água. A FEBRACE é uma das maiores feiras do gênero da América Latina: o evento inicia amanhã, 21 de março, e é promovido pela Universidade de São Paulo (USP).

PRÊMIO VOTAÇÃO POPULAR

Um dos prêmios do evento é a votação popular pela FEBRACE VIRTUAL. É possível participar até dia 23 de março, via internet, votando no projeto favorito (basta clicar na opção "curtir"). Conheça o trabalho O uso da batata doce como polímero natural auxiliante na purificação da água: clique AQUI para conferir o vídeo e participar da votação.

CONHEÇA O TRABALHO: O USO DA BATATA DOCE COMO POLÍMERO NATURAL AUXILIANTE NA PURIFICAÇÃO DA ÁGUA

Em um mundo no qual a tecnologia avança diariamente, a maior problemática é a água potável e o fato de a mesma estar se tornando gradativamente mais escassa. Países em todo o mundo sofrem com a falta do chamado “Ouro Azul”, ou com a má qualidade e má distribuição da mesma. Mesmo as tecnologias atuais não são capazes de purificar 100% a água que consumimos, por muitas vezes ocorrendo nela a presença de coliformes fecais. Consoante a isso, a presente pesquisa tem como objetivo encontrar uma maneira rentável e não poluente para purificar a água, usando a hipótese de que polímeros naturais, como a batata doce, ajudam de forma mais eficiente na decantação de impurezas da água e, em larga escala, seriam capazes de baratear o custo de limpeza da mesma. Além disso, os polímeros auxiliantes utilizados atualmente são artificiais e altamente poluentes, levando em conta até mesmo o descarte de suas embalagens. A metodologia utilizada para este trabalho foi por intermédio de dois instrumentos para a realização de seus experimentos: Jar Test e turbidímetro. Suas funções são, respectivamente, agitar as moléculas impuras na água para que decantem e medir o quão turvo está o líquido após a decantação de tais moléculas. Pudemos concluir através deste estudo que o uso de polímeros naturais é eficaz na purificação da água, e a batata doce é um grande auxiliador, capaz de transformar o processo de purificação mais eficaz e mais saudável.

FEBRACE
A FEBRACE é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, realizada anualmente pela Universidade de São Paulo (USP), com uma grande mostra de projetos. Desde 2003, tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que, juntos, mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer. Site oficial: www.febrace.org.br.

FEBRACE