Definição

A Pastoral do Colégio La Salle Carmo zela pela vivência da vocação cristã e lassalista, auxiliando assim, na construção de um mundo mais humano, justo, solidário e fraterno. Também é a fonte onde a Comunidade Educativa encontra acolhida, tranquilidade, respeito, paz, conforto pessoal e espiritual. Pastoral é mais uma atitude daquele que entra em contato com os demais com responsabilidade, através do cuidado, da vigilância, do zelo, é colocar à disposição das pessoas aquilo que melhor lhes ajuda no processo de humanização e crescimento integral.

É uma instância de humanização de toda realidade educacional, vigiando sobre a estrutura, sobre os educandos e educadores, sobre as metodologias, de acordo com uma antropologia de base, que em nosso caso é a cristã. Assim, Escola em Pastoral é toda Comunidade Educativa, evangelizando, acolhendo, dialogando, fazendo de sua disciplina ou de toda sua ação um instrumento de humanização.

Objetivo

O Serviço de Pastoral da Rede La Salle é uma proposta de concretização da mensagem de Jesus Cristo em fidelidade à Pedagogia Lassalista. As atividades pastorais perpassam todas as instâncias e os âmbitos escolares. Efetiva-se, assim, a Escola em Pastoral, que cuida da formação dos alunos em suas diversas faixas etárias, das Famílias e de todos os Educadores. Os projetos desenvolvidos têm caráter evangelizador porquanto englobam ações que buscam fortalecer a relação construtiva consigo mesmo, com o outro, com Deus e com a natureza.

Dimensões

Fé e Zelo

Cultiva e irradia o Carisma, a Espiritualidade e a Identidade desde o espírito que iluminou São João Batista de La Salle. Estabelece vínculos saudáveis de cada pessoa com o centro de nossa Espiritualidade, acompanhando os processos da gestão de pessoas e os processos com os estudantes, impulsionando o diálogo inter-religioso.

- Celebrações: Importantes para a identidade cristã, contam com o envolvimento efetivo dos colaboradores e educadores do Colégio La Salle Carmo em diferentes ações. Confira abaixo algumas celebrações programadas:

* Celebração da Vida Animada pelos Educandos. Todas segundas-feiras, às 17h, na Capela.

 

- Catequese;

- Retiro de Colaboradores: Vide data na sala dos professores e/ou junto à coordenação de Pastoral.

 

Fraternidade

Em que a acolhida, a convivência e o bem-estar são prioridades, elementos fundamentais e agregadores de toda a Comunidade Lassalista.

- Jornadas de Formação;

- Grupo de Jovens: O Grupo de Jovens busca promover a formação integral do jovem estudante, com encontros sistemáticos na escola, vivenciando, em cada realidade, os processos de formação a partir da educação e da fé. A dinâmica dos encontros do Grupo:

* Fazer um trabalho de evangelização com jovens da comunidade;
* Instigar a união e o respeito mútuo;
* Solidificar os valores sociais e religiosos;
* Desenvolver ações solidárias e humanas, seguindo os passos de Jesus;
* Viver a filosofia lassalista;
* Fortalecer o espírito do trabalho em equipe, por meio de reuniões semanais, incluindo momentos de oração para crescer na fé.

 

Serviço

Oportuniza a formação permanente de seus membros, contribuindo com a formação integral de toda Comunidade Educativa, com o intuito de que seus membros sejam presença humilde e solidária tão marcante quanto a de nosso Fundador, sensível às necessidades das pessoas, possibilita a inclusão de todos, respondendo às urgências dos destinatários da missão e da sociedade atual

- Campanhas: As Campanhas buscam proporcionar aos alunos, professores, funcionários e famílias, situações de partilha, vivenciando o sentido de ser lassalista e ajudar na construção de um mundo mais justo e humano. Integram as Campanhas:

* Campanha da Fraternidade;
* Círculos Restaurativos e de Construção de Paz;
* Natal Solidário;
* Pastoral do Canto;
* Pastoral da Escuta;
* Pastoral da Oração (todas as quintas-feiras, das 15h às 16h, na Capela);
* Recreio Solidário.    

 

- Voluntariado;

- Missões;

- Sou solidário.