Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, a metodologia a ser trabalhada nas diferentes áreas do conhecimento está embasada na interação entre o aluno e o objeto do conhecimento, mediada pela intervenção pedagógica e didática do professor e relacionada às questões do cotidiano (Temas Transversais). Oportuniza, assim, aprendizagens significativas, em todas as áreas do conhecimento, visando o desenvolvimento de competências e habilidades intelectuais, sociais, éticas e estéticas necessárias à formação de um ser humano apto a interagir na sociedade do seu tempo e capaz de interferir construtivamente na realidade sócio-econômica-cultural.

 
Coordenadora: Solene Souza Borges.

Somos La Salle Carmo

"O mais importante é a segurança que a escola passa de que está cuidando bem dos nosso filhos"

Ana Luísa, mãe da Olívia

“É bom fazer parte de uma rede que tem escolas no mundo todo, que é inovadora, que tem uma estrutura excelente e que é preocupada com a formação de nossos filhos.”

Antônio, pai do Diego

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Clube do Leitor
    Fechar

    Clube do Leitor

    O projeto envolve a eleição de um presidente do Clube da Leitura, integrando os alunos em todo o processo eleitoral. Oportuniza, também, atividades intelectuais e criadoras para enriquecer o processo da alfabetização e promover reflexões ligadas à estética e à ética, desenvolvendo a cidadania através da magia das palavras.

  • Noite da Alfabetização
    Fechar

    Noite da Alfabetização

    O projeto faz uma retomada das atividades mais significativas desenvolvidas ao longo do ano, incentivando a oralidade e a expressão corporal dos alunos, além de fortalecer o convívio em grupo, respeitando as diferenças e a individualidade de cada um.

  • Carmo Brilha
    Fechar

    Carmo Brilha

    Este evento tem como objetivo resgatar a essência do nascimento de Jesus e do espírito cristão do Natal, além de despertar e sensibilizar para o cuidado com referenciais significativos que envolvem a espiritualidade e valorização do ser humano.

  • Projeto Poesias
    Fechar

    Projeto Poesias

    Considerando que a poesia é um dos gêneros literários que trabalha, além dos conhecimentos, a sensibilidade, a criatividade, o ritmo, entre outros, visamos promover um estudo e criação de poesias que culminarão na produção e divulgação de um livro. O projeto visa possibilitar o contato com diferentes gêneros textuais e autores para dar ênfase à poesia, além da construção de textos poéticos individuais e coletivos.

  • Na Serra Gaúcha Batem Corações Italianos
    Fechar

    Na Serra Gaúcha Batem Corações Italianos

    A cultura italiana apresenta-se fortemente enraizada no cotidiano caxiense, por isso, serão resgatados aspectos significativos da história desses primeiros imigrantes, integrando e culminando com os conteúdos estudados em aula e promovendo novas aprendizagens. São realizadas viagens de estudos, visita ao Museu Municipal, aulas de dança e canto italiano, entre outras atividades.

    Este projeto, desenvolvido pelos alunos do 4º ano, visa promover aprendizagens que favoreçam a compreensão do espaço e do tempo contextualizado nas relações sociais e culturais da imigração italiana no passado, no presente e para a construção do futuro.

  • Qualidade de Vida
    Fechar

    Qualidade de Vida

    Considerando a importância do esporte para a saúde física e mental de todo ser humano, a sua  prática consciente é requisito primordial para a qualidade  de vida. Para que os alunos possam se apropriar de informações relativas às variadas práticas esportivas; associar a realização de um esporte ao conceito de saúde física e mental; sentirem-se desafiados a incorporar uma prática esportiva em sua vida, foi criado o Projeto Qualidade de Vida, no 5º ano. A culminância deste projeto acontece em Criúva.

  • Nós no Centro da Terra
    Fechar

    Nós no Centro da Terra

    A necessidade de utilizar as experiências do cotidiano para a formulação do conhecimento escolar é a base do Projeto Nós no Centro da terra, desenvolvido junto aos alunos do 6º ano. Construir conhecimentos com o aluno, trabalhar suas habilidades e competências na solução de problemas em diferentes áreas do conhecimento é o foco que marca a essência interdisciplinar deste projeto.