11/03/2020

Disciplina: fator importante para o sucesso escolar

Por Deniandra Reis Pereira

Educar é um gesto de amor! Pensando nisso, o Setor de Psicologia Educacional trará algumas reflexões mensais relacionadas ao ato de educar. Como estamos no começo do ano letivo, iniciaremos com a temática "disciplina"  tão necessária ao sucesso acadêmico de nossos estudantes.

Observando esse começo de ano, temos a certeza que as crianças e adolescentes necessitam de que a disciplina seja construída com  base no diálogo reforçando as incumbências dos filhos e os comportamentos adequados para uma boa convivência familiar e escolar. É fundamental que os pais/responsáveis estejam seguros e firmes para orientar, acompanhar e cobrar dos filhos sobre o cumprimento de suas obrigações. Construir combinados e impor limites colabora positivamente na formação da personalidade da criança e do adolescente.

Assim, uma estratégia eficaz para lidar com comportamentos indesejados são os combinados. Primeiramente, os adultos devem dar o exemplo e cumprir sua parte para que os acordos funcionem. “O pai não pode flexibilizar o que foi acordado só porque está ocupado ou com pressa". Ao construir combinados referentes à organização do material escolar, rotina de estudo ou o momento das refeições, por exemplo, os responsáveis necessitam deixar claro que acompanharão a execução dessas tarefas e que o não cumprimento gera consequências negativas para o aprendizado e convívio social. Acompanhar de forma sistematizada a rotina escolar/social dos filhos é também uma forma de demonstrar carinho.

Aproveitem o início do trimestre e construam os combinados, estabelecendo horários para brincar, estudar, descansar, auxiliar em casa, entre outros.  Isso auxilia no desenvolvimento da disciplina ao oferecer um parâmetro do que pode ou não ser feito, em cada contexto, tempo e lugar.

“ O exemplo de vocês causa impressão muito maior que as palavras nas mentes e nos corações.” São João Batista de La Salle