08/07/2019

300 anos de história Lassalista é tema da Fenações

Entre os dias 02 e 05 de junho, foi realizada a 12ª edição do Projeto Fenações. Com o tema dos 300 anos de história Lassalista – a educação transformando o mundo, os estudantes executaram atividades sobres diversos eixos como, por exemplo, Educação Lassalista no mundo; Educação e Cultura; Educação e Políticas Públicas; Educação e Transformação Socioeconômica. As turmas usaram a criatividade de forma incrível e expuseram em seus painéis, no debate e nas apresentações culturais, os destaques de seu respectivo país, mostrando a importância da educação e dos ideais lassalistas no mundo.

Para a aluna, Ana Carolina Vieira da 1ª série A, que representou Moçambique, a Fenações foi uma prática única: “Acompanho o projeto desde que estava na Educação Infantil e foi incrível participar e ver de perto como tudo acontece. Foi uma correria, mas nunca vi minha turma tão unida. Foi uma experiência inesquecível que me ajudará muito nos próximos anos", contou.

A programação do projeto reuniu um debate geral, exposição dos painéis e as apresentações culturais. Segundo o estudante, Gabriel de Paula, que representou Japão, da 2ª série C, a participação foi inesquecível: “Esforço, dedicação e conhecimento: três palavras simples, mas que traduzem a minha experiência com o projeto que é simplesmente incrível!!!!!”, relatou.

A participação na Fenações leva os estudantes a trabalharem diversas atividades e se dedicarem para fazer o melhor. Deixará saudade para alguns alunos como afirma a estudante da 3ª série B, que representou a Argentina, Carolina Bastos: “Só de pensar que será a última vez participando deste grande projeto, já bate um aperto no coração. Ao longo dos três anos, a Fenações, além de contribuir para a troca de conhecimentos relacionados à cultura, aos aspectos sociais, políticos e econômicos de diferentes nações, nos permitiu colocar em prática aquilo que, há 300 anos, La Salle difundia como essencial para o processo de aprendizagem: a empatia, a ética, a harmonia, e, principalmente, o respeito ao próximo”, descreveu.

Confira o álbum de fotos: Clique Aqui

No último dia de apresentações, os avaliadores elegeram os melhores trabalhos. Confira a colocação das turmas:

1º Espanha – 3ªC

2º Moçambique – 1ª A