01/12/2016

Ensino Fundamental II

Educação Financeira no Ensino Fundamental II

O Projeto Educação Financeira na Escola tem o intuito de contribuir na criação de uma nova geração de indivíduos independentes financeiramente, que aprenderão desde jovens a utilizar a moeda (dinheiro) de maneira consciente e saudável para a realização de seus sonhos. A intenção era permitir que os estudantes estabelecessem relações entre a educação financeira e outras áreas do conhecimento.

A abordagem do conteúdo abrangeu alguns temas transversais tais como: Ética, Saúde, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural, que encontra-se dividido em seis eixos temáticos: Família, Diversidade, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Autonomia e Cidadania,  que por sua vez relacionam-se com as linhas orientadoras da educação nacional (Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer e Aprender a Aprender).

Hoje, a inadimplência é resultado do ciclo do endividamento não consciente, que afeta diretamente a qualidade de vida de todos os membros de uma família refletindo assim, no ciclo social dessas pessoas. Com isso, decidimos incluir a educação financeira na grade curricular do Colégio La Salle, a fim de promover a mudança de vida de todos os envolvidos, tais como: os professores, alunos, coordenadores, gestores e pais ou responsáveis, e como consequência, a redução da inadimplência em todos os setores, inclusive das mensalidades escolares.

As futuras gerações sustentáveis financeiramente serão o reflexo das atitudes do presente, e a escola tem um papel fundamental nessa construção do indivíduo.