09/09/2016

SOE realiza projeto Viva Sem Drogas

O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.

Estudos científicos apontam inúmeras evidências de que o uso, abuso e dependência de álcool, tabaco e outras drogas estão relacionados a importantes prejuízos pessoais, familiares, profissionais e sociais. Infelizmente no Brasil não é diferente, e pior, segundo os últimos estudos comparativos, o consumo de álcool e drogas está aumentando, inclusive entre as pessoas do sexo feminino e entre os adolescentes em idade escolar.

Portanto faz-se necessário, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.

O desafio do projeto Viva sem Drogas em parceria com a frente Distrito Federal contra as Drogas neste ano foi a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna, como também de prevenção e apoio as familias de dependentes químicos no Distrito Federal e entorno.

No dia 06 de setembro nos turnos Matutino e Vespertino, foi realizada uma palestra aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II à 2ª Série do Ensino Médio com relação ao tema. A atividade teve por objetivo promover a conscientização do jovem sobre as consequências do uso de Drogas lícitas e ilícitas, que acarretam prejuízos pessoais, emocionais e sociais incalculáveis, além de fornecer orientações sobre prevenção e combate ao uso de entorpecentes.

Andréa Mascarenhas e Brianda Muniz

Orientação Educacional