29/10/2013

Programa Internacional Aprendizagem de Inteligências como Atividade Curricular - Mind Lab

Prezados pais e responsáveis,

O Colégio La Salle de Águas Claras firmou uma parceria com a Comunidade Internacional de Cooperação na Educação – da Mind Lab de Israel. Como primeira atividade, está participando de um estudo internacional, tal como já feito na Universidade de Yale nos Estados Unidos, tendo como objetivo uma melhora significativa das habilidades de raciocínio, sociais, emocionais e éticas de nossos estudantes. Este estudo está sendo realizado com as turmas do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

A Mind Lab é líder mundial no campo de desenvolvimento de raciocínio e inteligências. Iniciou atividades em 1994 e está presente em milhares de instituições de educação, com mais de cinco milhões de estudantes em mais de 15 países, entre eles, Estados Unidos, Brasil, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, Hungria, Turquia, Israel, Hong Kong, China, Japão e outros. No campo acadêmico, integra projetos de pesquisa educacional com várias universidades de vanguarda, incluindo a Universidade de Yale nos Estados Unidos já mencionada e Northumbria na Inglaterra.

No Brasil, o Programa Mente Inovadora da Mind Lab é um meio para a aprendizagem de inteligências. Ele cria condições para o estudante aprender a organizar seu pensamento e pensar antes de agir, além de desenvolver certas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Por meio da prática de jogos de raciocínio, o estudante enfrenta desafios e aprende a “linguagem dos métodos de raciocínio”. Estudos internacionais indicam que essa aprendizagem de inteligências amplia a articulação e o vocabulário do educando, desenvolve suas habilidades verbais, matemáticas e as relacionadas à leitura e escrita.

Nossa escola, dentro desse cenário mundial, implantou no currículo uma aula semanal do Programa Mente Inovadora, proporcionando aos nossos estudantes (1º ao 9º) o que há de melhor e mais avançado no desenvolvimento de inteligências e competências, sem prejuízo aos conteúdos e à programação anual. Fomos qualificados entre 400 instituições de ensino no Brasil para participar do Programa Internacional Aprendizagem de Inteligências da Comunidade Internacional Mind Lab de Israel. Este programa prevê uma avaliação a ser realizada com os estudantes de Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática pelo INADE (Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional) para medir o desempenho dos alunos a partir deste Programa que terá início em agosto e término previsto em outubro de 2013. Para 2014, o projeto também abrangerá as turmas do Infantil 4 e Infantil 5.

Investimentos

Todos os investimentos para implantação do projeto, tais como Laboratório de Jogos, capacitação de nossos profissionais, material do estudante, suporte contínuo de nossos professores e avaliação de desempenho foram custeados, neste momento, pelo nosso colégio e pela Comunidade Internacional de Cooperação na Educação – Mind Group, sem que nenhum repasse seja feito à mensalidade de 2013. Para 2014, estes custos serão repassados às famílias.

Para maiores Informações sobre o Programa no Brasil e no mundo acessem: http://www.mindgroup.cc/PT/index.php?load=estudo2
HTTP://www.mindlab-brasil.com.br

Atenciosamente,