23/10/2013

Avaliação do Programa MenteInovadora

Srs. pais e/ou responsáveis,

A nossa escola foi selecionada para participar de um Estudo Internacional, patrocinado pela Comunidade Internacional de Cooperação na Educação – Mind Group. Trata-se de um estudo comparativo dos níveis de proficiência dos alunos ao longo de três meses, utilizando a metodologia do Programa MenteInovadora.

Sendo assim, nos dias 28, 29 e 30 de outubro aplicaremos uma avaliação educacional externa em nossa escola. Essa avaliação foi desenvolvida pelo Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional – INADE –, em parceria com a Mind Lab Brasil, com o objetivo de avaliar os impactos que a metodologia do Programa MenteInovadora produz no desempenho escolar dos alunos avaliados. Essa metodologia, que utiliza jogos de raciocínio como recurso didático para o desenvolvimento de habilidades e competências, foi inserida no currículo escolar, com aulas de 50 minutos, uma vez por semana.

Para obter medidas da aprendizagem por meio de instrumentos padronizados, os alunos avaliados resolverão testes com questões objetivas em duas áreas de conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática. Cada teste será aplicado em um dia de acordo com o calendário divulgado na escola.

A participação séria e comprometida dos alunos e o incentivo das famílias nessa avaliação são de fundamental importância, pois além de garantirmos a confiabilidade dos resultados, teremos indicadores reais que contribuirão para a melhoria do desempenho escolar de nossos alunos. Reafirmamos o nosso compromisso de, cada vez mais, investir na melhoria da qualidade educacional.

As famílias também participarão, será enviado na agenda um questionário, contamos com o empenho de todos para preencher as informações e devolver até o dia: 31/10 (quinta-feira), colocar na urna que ficará no SAE (Serviço de Atendimento ao Estudante) do bloco C.

Segue o cronograma dos testes e questionários.

QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE

ENTREGA DO QUESTIONÁRIO DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS

TESTE DE LÍNGUA PORTUGUESA

TESTE DE MATEMÁTICA

DEVOLUÇÃO DO QUESTIONÁRIO DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS

ORIENTAÇÕES

·        As avaliações acontecerão no horário de aula;

·        Os estudantes deverão trazer lápis, borracha e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Contamos com a contribuição de vocês nesse processo avaliativo e colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Atenciosamente,

Tânia Payne e Marislene Pereira