16/10/2013

XIV Mostra Cultural – 2013

Com base no tema da Campanha da Fraternidade, Fraternidade e Juventude, a Mostra Cultural – 2013 será realizada dentro dos assuntos atuais reportando-se ao passado, numa linha do tempo em que o contexto social e cultural proporcionem a ampliação do conhecimento.

Em continuidade ao trabalho da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, os estudantes e educadores do Ensino Fundamental II trazem como subtema – “A nova geração sua imagem e expressão”.

Toda proposta desenvolvida apresentará o Modernismo até os dias atuais. O moderno sempre duvida da realidade atual e propõe uma nova verdade através do descaminho de um rumo até então tomado. Habermas atesta que o moderno “expressa a consciência de uma época que se relaciona ao passado, para que se veja  o resultado de uma transição do velho para o novo” (1993, p. 92, tradução própria). Não existe a modernidade sem o conceito de realidade anterior a ela, conceito que deve ser considerado como premissa para sua própria desconstrução e reconstrução de algo novo.

Para tanto, cada ano foi incumbido de investigar e estudar os contextos relacionados a:

6ºC/7ºF/8ºB/9ºA: Primeira Geração Moderna – moda, cinema e fotografia;

6ºA/7ºD/7ºE/8ºD/9ºC: Segunda Geração Moderna – rádios e novelas;

6ºB/7ºC/8ºC/9ºD: Terceira Geração Moderna – televisão, música e rock;

6º E/7ºA/8ºA/8ºE/9ºB: Pós-modernismo I – dança, jogos de tabuleiro e skate;

6ºD/7ºB/8ºF/9ºE: Pós-modernismo II – redes sociais, literatura interativa e RPG.

Cronograma do evento:

Data: 26/10 (sábado) - Exposição dos trabalhos e autógrafos.

Local: Salão de Eventos.

Horários da exposição:

9h às 12h30 - estudantes do período matutino.

14h às 17h30 - estudantes do período vespertino.

Tânia Payne e Marislene Pereira

Coordenação Pedagógica

Obs.:  Como em todos os anos, no dia 25/10 (véspera da exposição) não haverá aula para que possamos montar os estandes e organizar o evento.