25/06/2018

Projeto literário – Incentivo à leitura. Ensino Fundamental I e II

Niterói, 25 de junho de 2018.

Assunto: Projeto literário – Incentivo à leitura. Ensino Fundamental I e II.

A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. [...] A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.

Paulo Freire

Estimados alunos, pais e responsáveis, saudações Lassalistas!

A partir das Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e do estabelecimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os livros paradidáticos se fazem cada vez mais presentes no dia a dia escolar, pois muitas vezes trazem temas transversais – que não são aprofundados no livro didático – e enriquecem a sequência didática e delineamento de novas reflexões do cotidiano. Além disso, a leitura é responsável por contribuir, de forma significativa, à formação do indivíduo, influenciando-o a analisar a sociedade, de modo particular, ampliando e diversificando visões e interpretações sobre o mundo, com relação à vida em si mesma.

Nessa perspectiva, com a certeza de que as famílias anseiam pelo crescimento intelectual e acadêmico de seus filhos, daremos início às atividades de leitura do Projeto Literário 2018, que funcionará da seguinte forma:

- Cada família, da Educação Infantil ao Ensino Médio, adquirirá um exemplar de acordo com a série do(a) seu(sua) filho(a), através do pagamento de R$40,00 e uma Pasta Catálogo (com 20 “saquinhos” plásticos). Observação: os alunos das turmas de 1°, 2° e 3° anos não precisarão de outra pasta por já terem comprado para o outro projeto.

- O valor pago será revertido em livros para o Projeto Literário e deverá ser enviado ao colégio conforme organização abaixo:

Ensino Fundamental I: pela agenda, para a professora regente, até o dia 06/07/2018, sexta-feira;

Ensino Fundamental II: pelo aluno ou responsável, na tesouraria do colégio, até o dia 06/07/2018, sexta-feira.

- Destacamos que esse projeto reformula o que era previsto na lista de materiais entregue no início do ano, em que cada família compraria um livro por período. O livro será socializado pelos colegas da turma, porém, para as famílias que desejarem, no final do ano, poderão solicitar um exemplar que tenha sido utilizado no projeto literário.

Semanalmente os estudantes escolherão um livro para levarem para casa e realizarem suas anotações em uma Ficha Literária, com as informações do autor, título, personagens favoritos e resumo da história.

O Projeto constará em um portfólio a ser desenvolvido pelo estudante de modo a possibilitar maior organização em relação ao material da disciplina e melhor observação em relação à produtividade do aluno. Além disso, a pasta servirá como local para registros organizados. Em médio prazo, será possível analisar a evolução da escrita, considerando trabalhos realizados durante o ano. Somado a isso, o projeto objetiva conscientizar o aluno sobre a importância do cuidado com seus textos. Para que todos tenham seus portfólios alimentados, todas as tarefas desenvolvidas deverão estar catalogadas. Contamos com a colaboração dos responsáveis neste processo que se inicia.

Desde já, agradecemos a atenção e renovamos nossos votos de estima e elevada consideração.

Viva Jesus em nossos corações para sempre!

Fraternalmente,

Irmão Marcelo Piantkoski, fsc