Antes de tudo, para começarmos essa reflexão, você já parou para pensar o que é vocação?
Vamos explicar brevemente sua origem.
Vocação é uma palavra que vem do termo em latim vocare, que significa convocar, chamar, escolher. Vocação é, portanto, um chamado de Deus a uma determinada pessoa. Esse chamado é individual, possui características únicas para cada um. Por isso, há uma etapa fundamental na vida de cada ser humano, chamada de discernimento vocacional.
São infinitos os caminhos pelos quais Deus convoca a cada um. Logo, são diferentes tipos de vocação. Pode ser na área da saúde, da educação, na área religiosa. Ou seja, diversas possibilidades que, acima de tudo, nos permitam evoluir e dar continuidade às obras de Deus e a realização dos nossos projetos de vida.
Esse chamado não acontece de maneira isolada, mas sim dentro de um processo de desenvolvimento. E nessa jornada, as atitudes do dia a dia são fundamentais. Quando começamos a olhar o mundo de outra forma, buscando sempre a evolução e o desenvolvimento da espiritualidade, naturalmente o processo de descoberta da vocação acontece.
Independentemente do tipo de vocação a ser vivida, esse chamado surge no momento em que se diz sim a Deus, assumindo uma vocação específica ou uma vocação profissional. Da mesma forma, em nossas convicções lassalistas acreditamos que seguir Jesus, do jeito de La Salle https://drive.google.com/file/d/13_9GTGd1YxkOTQQPO3frseAYu0BhCuz2/view, é o caminho para uma construção sólida da vocação.
Portanto, amadurecer esse processo através dos textos sagrados, das orações e reflexões torna o caminho promissor. E certamente é em um estágio maduro que a vocação se materializa e gera transformação de comunidades.
Diferente do que algumas pessoas possam pensar, a vocação é para todos. Nesse sentido, qualquer um de nós pode ser chamado a percorrer um caminho.
Além de fortalecer a espiritualidade, como aconselhamos anteriormente, conhecer os tipos de vocação e refletir sobre o futuro da sua jornada é fundamental para o amadurecimento desse processo. Basicamente, as vocações religiosas podem ser divididas em três grupos: