Nossos objetivos

Nossos objetivos

1.- Fortalecer o compromisso solidário dos meninos, meninas e jovens, professores e pais do Colégio La Salle São Carlos, dentro e fora da instituição.

2.- Promover a participação dos adolescentes e jovens nas comunidades da PAJULA, ADOLESCER e REPRESENTANTES DE PASTORAL, para favorecer seu desenvolvimento espiritual e religioso.

3.- Promover na Comunidade Educativa a adesão à pessoa de Jesus Cristo e seu processo de conversão pessoal e o compromisso comunitário.

4.- Formar sistematicamente os meninos e meninas para a celebração e vivência do sacramento de iniciação à vida eucarística.

5.- Desenvolver uma cultura vocacional sensível e atenta às necessidades humanas, promovendo itinerários de acompanhamento e discernimento vocacional – à luz da fé e do Evangelho – que suscitem vocações, segundo as necessidades do mundo, da Igreja e do Instituto.

Nossos projetos

Uma preocupação permanente dos Irmãos das Escolas Cristãs é a educação da fé, vivida em comunidade e o despertar de ações que levem a uma manifestação expressa da mesma.

Assim, nossa Pastoral está fundamentada na metodologia da Pastoral da Juventude Estudantil, como um espaço diferenciado para os adolescentes e jovens de nossas escolas.

Desta forma, se constitui num processo de iniciação e de desenvolvimento da vida cristã, inspirado nos eixos da espiritualidade lassaliana: fé, fraternidade e serviço, que se propõe personalizar a fé e vivê-la em comunidade e encarná-la no mundo.

Conheça nossos projetos pastorais: 

  • Compromisso Solidário
    fechar

    Compromisso Solidário

    A solidariedade é um valor por excelência que se caracteriza pela colaboração mútua existente entre as pessoas, o que sem dúvida permite conseguir a superação dos maiores desastres. A pessoa solidária não duvida em colaborar e apoiar a todas as pessoas que se encontram em situações desfavorecidas.

    Como Lassalistas, nos sentimos afetados pela carência material e espiritual de muitos de nossos semelhantes, bem como pela flora e fauna de nosso Planeta. Desta forma, nossa Pastoral educativa promoverá diferentes campanhas solidárias, com a finalidade de sensibilizar o coração de toda a Comunidade Educativa em benefício dos mais necessitados.

    Objetivo do COMPROMISSO SOLIDÁRIO: Fortalecer o compromisso solidário dos adolescentes, jovens, professores e pais do Colégio La Salle São Carlos.

    • Equipe de Pastoral
    • email: pastoralsaocarlos@lasalle.org.br
  • Catequese Eucarística
    fechar

    Catequese Eucarística

    A Catequese Eucarística é um serviço oferecido às famílias de nossa Comunidade Educativa, que procura formar espiritual e intelectualmente as/os meninas/os que desejam vivenciar seu encontro com Cristo eucarístico em suas respectivas comunidades paroquiais.

    Os encontros preparatórios de Catequese se realizam em duas etapas, a partir do 4° ano do Ensino Fundamental, objetivando realizar um adequado acompanhamento das crianças. Durante essas duas etapas, os pais se comprometem a participar, junto com seus filhos, das celebrações eucarísticas na paróquia que a família costuma frequentar.

    Objetivo da CATEQUESE EUCARÍSTICA: Formar sistematicamente as/os adolescentes para a celebração e vivência do sacramento de iniciação à vida eucarística.

    • Isabel Cristina Carrara
    • Contatos: isabel.carrara@lasalle.org.br
  • Pastoral Vocacional
    fechar

    Pastoral Vocacional

    O Plano de Pastoral Vocacional dos Irmãos Lassalistas contempla as dimensões humana, cristã e lassalista. Além disso, define a Pastoral Vocacional (PV) como “um processo de discernimento pessoal e comunitário, progressivo e permanente, numa dinâmica de oração, reflexão e compromisso”.

    A partir dos itinerários de formação, a animação vocacional lassalista deseja que todos os jovens e adultos acompanhados tenham e/ou desenvolvam um projeto de vida que lhes permita fazer uma opção de vida, tendo em consideração a própria história, o propósito de crescimento e o chamado de Deus.

    Objetivo da PASTORAL VOCACIONAL: Desenvolver uma cultura vocacional sensível e atenta às necessidades humanas, promovendo itinerários de acompanhamento e discernimento vocacional – à luz da fé e do Evangelho –, que suscitem vocações de Irmãos de La Salle, segundo as necessidades do mundo, da Igreja e do Instituto.

    • Equipe de Pastoral
    • email: pastoralsaocarlos@lasalle.org.br
  • Conversão e Compromisso
    fechar

    Conversão e Compromisso

    Nossa Pastoral compreende os diversos processos institucionais que intencionam e promovem o crescimento na fé, na caridade, na comunhão, no anúncio explícito do Evangelho, na celebração e no serviço social de todos os membros da comunidade lassalista.

    Nossa Pastoral se empenha em trabalhar com cada um dos integrantes desta comunidade a vivência e o fortalecimento da fé. Por isso todos estão convidados a participar dessa instância, para seu próprio bem e o de nossos alunos e suas famílias.

    Objetivo da CONVERSÃO E COMPROMISSO: Promover na Comunidade Educativa a adesão à pessoa de Jesus Cristo e o processo de conversão pessoal e de compromisso comunitário.

    • Equipe de Pastoral
    • email: pastoralsaocarlos@lasalle.org.br
  • Pastoral da Juventude Lassalista (PAJULA)
    fechar

    Pastoral da Juventude Lassalista (PAJULA)

    A PAJULA (Pastoral da Juventude Lassalista) é um movimento de Igreja que oferece a seus integrantes um conjunto de experiências que os ajudam a descobrir, pessoal e comunitariamente, o sentido cristão da existência.

    Ela está dirigida a jovens do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que aceitam a proposta de descobrir os desafios atuais do país, dentro de uma experiência comunitária, onde a Palavra adquire vida e se encarna, onde os valores se transformam em atitudes, onde se vive a fé de forma personalizada, traduzindo-a em ações concretas de serviço, com criatividade e responsabilidade.

    Objetivo da PAJULA: Orientar os jovens para o encontro com a pessoa de Jesus Cristo, através dum processo sistemático e coerente de crescimento e formação pessoal, potenciando o seu desenvolvimento pessoal e comprometendo-o na tarefa evangelizadora da sociedade, de acordo com os valores do Evangelho e da Espiritualidade Lassalista.

    • Equipe de Pastoral
    • email: pastoralsaocarlos@lasalle.org.br.
  • Adolescer
    fechar

    Adolescer

    O ADOLESCER é considerado um grupo de Pastoral Juvenil para adolescentes, que oferece a seus integrantes um conjunto de experiências que lhes ajudem a descobrir, pessoal e comunitariamente, o que Deus e a sociedade esperam deles.

    O ADOLESCER está direcionado a meninos e meninas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental que aceitam o desafio de vivenciar sua fé dentro de uma experiência comunitária, onde a Palavra de Deus adquire vida e se encarna, onde os valores se transformam em atitudes, onde se vive a fé de forma personalizada, traduzindo-a em ações concretas de serviço, com criatividade e responsabilidade.

    Objetivo do ADOLESCER: Motivar o conhecimento pessoal, favorecendo a pertença a grupos e comunidades num clima de confiança e acolhida, que permita manifestar os valores da fé, justiça, fraternidade, serviço e compromisso.

    • Equipe de Pastoral
    • email: pastoralsaocarlos@lasalle.org.br.
Nossos objetivos

Coordenador Pastoral

Diego Tavares

Telefone

(16) 2107-5100

Atendimento por E-mail

diego.tavares@lasalle.org.br