Turno Complementar

Turno Complementar

A proposta do Turno Complementar/Integral do Colégio La Salle São Carlos é desenvolver atividades que possibilitem o crescimento pessoal e intelectual, fortalecendo a formação integral do estudante no turno inverso ao das aulas. O programa inclui oficinas e atividades recreativas para desenvolver habilidades e potencialidades no que diz respeito aos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais, além de alimentação, estudo orientado, formação e lazer.

O Turno Complementar possibilita aos estudantes o convívio e aprendizado em um ambiente multidisciplinar e seguro. É um espaço para construir aprendizagens! 

  • Da Creche I da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

Somos La Salle São Carlos

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Comunicação e Linguagem
    Fechar

    Comunicação e Linguagem

    Atividades voltadas para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita do aluno através de práticas que facilitam e ampliam a interação e a interpretação do cotidiano.

  • Corpo, Movimento e Expressão
    Fechar

    Corpo, Movimento e Expressão

    Atividades com o objetivo de trabalhar as variadas linguagens corporais, tais como: jogos de atenção e observação, reconhecimento e utilização da linguagem
    dramática, interpretação de histórias e dramatização; bem como a linguagem corporal (psicomotricidade), auxiliando no desenvolvimento da autoimagem corpórea.

  • Teatro
    Fechar

    Teatro

    O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, podendo colaborar para que a criança tenha oportunidade de atuar efetivamente no mundo, opinando, criticando e fazendo sugestões. Também permite ajudar o aluno a desenvolver alguns aspectos como criatividade, coordenação, memorização e vocabulário.

  • Orientação de Estudo e Pesquisa
    Fechar

    Orientação de Estudo e Pesquisa

    Atividades voltadas para a realização das tarefas de casa, além de pesquisas culturais e científicas e estímulo à leitura e escrita de forma criativa e espontânea.

  • Habilidades Manuais e Artísticas
    Fechar

    Habilidades Manuais e Artísticas

    Atividades que estimulam o aluno a expressar os sentimentos e apuração de novos olhares do mundo que o cerca, através das mais variadas técnicas artísticas.

  • Musicalização
    Fechar

    Musicalização

    Atividades direcionadas para a sensibilização do estudante para o ritmo, a expressão através da dança e do canto e o resgate das brincadeiras do folclore
    popular.

  • Inteligência Emocional
    Fechar

    Inteligência Emocional

    É um conceito relacionado com a chamada “Inteligência Social”, presente na psicologia. Uma pessoa emocionalmente inteligente é aquela que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.

  • Recreação Orientada
    Fechar

    Recreação Orientada

    Atividades orientadas que estimulam a convivência harmoniosa e o desenvolvimento de valores humanos tais como: respeito, solidariedade, amizade, partilha e o “brincar”. A proposta é direcionada e acompanhada pelo professor, tendo como objetivo o desenvolvimento social e as habilidades individuais.

  • Alimentação Saudável
    Fechar

    Alimentação Saudável

    Atividades voltadas para projetos ambientais, culinária - alimentação saudável e vida em sociedade, com o objetivo de despertar e desenvolver no educando
    relações de cuidado, ética e valor em relação ao outro, a si mesmo e ao ambiente que o cerca.