Este projeto visa o atendimento individual aos pais dos alunos que estão com notas abaixo da média. Ocorre ao final de cada trimestre, após o fechamento das notas.
Fica a cargo dos professores o preenchimento da “Ficha de Avaliação Individual”, com informações e orientações aos pais e alunos. A partir deste registro, a Coordenação e o S.O.E. fazem as orientações necessárias aos pais.
1º trimestre: a partir de 18/05 - 2º trimestre: a partir de 21/09 - 3º trimestre: a partir de 09/12
A partir de 2019, a Biblioteca desenvolverá novos projetos, conforme descrição abaixo:
- Clube de Xadrez: Este projeto visa estimular e desenvolver o pensamento estratégico dos participantes, através do ensino e da prática do xadrez. Serão ensinados os preceitos do Xadrez, as regras e noções de estratégia. Haverá prática livre e treinos orientados; criação e manutenção de um ranking da escola, bem como um sistema de pareamento.
- Contação de Histórias: Uma vez por mês, será realizada a “contação” de uma história, de forma lúdica (com bonecos, fantoches, figuras, etc...). Posteriormente, será feita uma reflexão e interpretação do tema trabalhado, buscando o melhor entendimento do mesmo, o encantamento pela literatura infantil e, consequentemente, o gosto pela leitura.
- Conta-Criação de Histórias: Este projeto visa desenvolver capacidade criativa de cada aluno, bem como oportunizar a sua expressividade (oral e artística), além da percepção e organização de ideias para a elaboração da narrativa. Será desenvolvido num período de três semanas.
- Clube do Livro: Nesse projeto, os estudantes serão incentivados, pelo bibliotecário e pela professora de Redação, a escolherem e lerem livros. Em sala de aula, uma vez por semana, os alunos serão estimulados a falarsobre o livro escolhido, inclusive contando a história, se assim desejarem (dependendo do número de alunos participantes, a professora poderá fazer um sorteio para tal apresentação). A adesão é voluntária, e os estudantes devem escolher os livros pessoalmente, utilizando o seu tempo livre (ex: intervalos e saídas). Esse momento de valorização ao aluno leitor, busca desenvolver a iniciativa e o gosto pela leitura, sendo tal exemplo significativo e estimulante aos seus pares.
Visando maior dinamização das atividades e uma aprendizagem mais concreta e significativa dos alunos, a Coordenação Pedagógica, juntamente com os professores de Química e Ciências do Colégio, organizam um calendário em que os alunos do 9º ano EF e 1ª e 2ª série EM têm aulas no Laboratório de Química ao longo de todo o ano letivo, dentro do seu horário regular, no período da manhã. Os alunos utilizam esse espaço para a realização de experiências e atividades concretas, juntamente com os seus professores.
Em atendimento às normas de segurança exigidas para o uso do Laboratório de Química, cada aluno deve usar um jaleco branco, de algodão e de manga comprida durante as aulas.