04/05/2020

Reinício das Atividades Escolares

Prezada Família Lassalista, 

 

Após o período de férias ocorrido de 13/04 a 05/05, reiniciaremos no próximo dia 06 de maio, 4ª-feira, nossas atividades escolares ainda no formato de ATIVIDADES DOMICILIARES, de acordo com as orientações do Conselho Nacional de Educação, do Conselho Estadual de Educação, da Secretaria Estadual de Educação e da Prefeitura Municipal de São Carlos.

 

Nossos professores continuarão a divulgar as orientações sobre as aulas através dos veículos de comunicação já conhecidos pela comunidade educativa – eduCONNECT e Portal do Aluno – porém, o Colégio avançou um pouco mais em relação ao uso de tecnologias na educação e traz, neste reinício das atividades escolares, dois recursos para complementar o trabalho pedagógicos:

 

1- Videoaulas – Todos os segmentos de ensino do Colégio – da Educação Infantil a 3ª série do Ensino Médio – terão videoalulas (ao vivo e/ou gravadas), de acordo com as tabelas de horário definidas pelo Colégio e disponibilizadas através do link: http://www.lasallesaocarlos.com.br/tutoriais/horario_videoaulas_052020.pdf

 

2- Google For Education - Foi realizada uma parceria entre a Rede La Salle e o Google onde os alunos serão beneficiados com a participação na plataforma Google For Education. 

No caso do La Salle São Carlos, foram criadas salas de aula por turma e por disciplina, facilitando assim o acesso por parte de pais e alunos. Nestas salas os professores irão, gradativamente, postar atividades para os alunos responderem e já encaminharem aos seus professores – neste caso, o Google aponta quais atividades já foram entregues pelo aluno, quais faltam fazer e qual o prazo para a entrega, entre outros recursos...Foi criada uma conta institucional para cada aluno com acesso através do Gmail. A conta para acesso a plataforma e demais ferramentas da Google é composta da seguinte forma: nome.sobrenome@soulasalle.com.br  


Exemplo: 

Nome do aluno: Mauricio do Carmo OliveiraConta

(e-mail): mauricio.oliveira@soulasalle.com.br

Senha: <ra do aluno> sem os “00000”

 

A plataforma disponibiliza uma ferramenta chamada Google Sala de Aula. Nesta ferramenta os alunos terão acesso a informações e conteúdos preparados pelos professores através de atividades, materiais e aulas digitais de acordo com a turma e disciplina.


Segue abaixo o link de um tutorial, explicando como acessar a ferramenta Google Sala de Aula:

http://www.lasallesaocarlos.com.br/tutoriais/tutorial_googlesaladeaula_alunos.pdf

 


Em caso de dúvidas ou problemas de acesso a sua conta (e-mail), entre em contato através do e-mail ti.saocarlos@lasalle.org.br e informe o nome completo do aluno, RA e série para podermos encaminhar as informações de acesso.  

 

 

Calendário Escolar


O Calendário Escolar está sendo revisto, conforme orientações do Conselho Nacional de Educação. 

A Equipe Pedagógica do Colégio está trabalhando na reestruturação do Calendário Escolar, a fim de evitar prejuízos acadêmicos aos estudantes e intentar a conclusão do ano letivo ainda em 2020.

As datas de fechamento das notas serão prorrogadas e informadas posteriormente às famílias.

Todos os eventos do Colégio (Olimpíada La Salle, Mostra Musical, Dia da Família, etc) serão reorganizados e as informações serão divulgadas posteriormente.

Estamos vivendo um momento novo, onde o Colégio e as famílias estão se adaptando a uma nova forma de se organizar, de se comunicar, de estudar e de viver.  

O Colégio se preocupa, primeiramente, com a saúde e o bem-estar de toda a Comunidade Educativa. Paralelamente a isso, procura manter a qualidade de ensino e atender da melhor forma possível os alunos e famílias, mesmo com as dificuldades impostas pelo distanciamento social. Sendo assim, as famílias podem se tranquilizar e confiar no trabalho realizado pelo Colégio. 

 

 

Sistema de Avaliação


Os professores irão solicitar aos alunos o envio de atividades, para que tenham subsídios para avalia-los.

O sistema de avaliação será adaptado. 

De acordo com as orientações da Assessoria Educacional da Província, serão 3 (três) notas para compor a média do trimestre, cada uma valendo de 0 a 10 pontos:


1- Participação – realização das atividades solicitadas pelo professor (0 a 10 pontos)

2- Desempenho – verificado através da correção das atividades solicitadas (0 a 10 pontos)

3- Avaliação Sistematizada – Será realizada após o professor fazer uma revisão dos conteúdos com os alunos. Os professores explicarão quais os critérios desta avaliação. (0 a 10 pontos)

 


Recuperação Trimestral


Os professores farão a recuperação de conteúdos e notas, caso seja necessário, buscando com que os alunos reforcem os conteúdos a atinjam a média 7,0.

 

 

Material Didático


Conforme comunicado enviado anteriormente, a segunda remessa do material didático do Sistema COC de Ensino, utilizado por alunos do 1º ano EF a 3ª série EM, adquirido pelos pais através da “Lista de Material Online”, já chegou no Colégio. O material didático da Educação Infantil também está disponível e deve ser retirado para darmos continuidade às atividades.


A entrega destes materiais aos pais ocorreu no período de 28 a 30/04, porém aqueles que ainda não retiraram podem vir até o Colégio para efetuar a retirada.

 

Lembrete: É necessária a apresentação de documento de identificação. 


Local: Saguão do Teatro La Salle / Portaria

Horário: 8h às 12h / 14h às 17h

 


Mensalidades


Estamos enviando o boleto da 5ª parcela da anuidade com vencimento no mês de maio. O responsável financeiro que tiver enfrentando dificuldade e necessitar de um atendimento mais específico, continuamos à disposição no atendimento através do e-mail atendimento.saocarlos@lasalle.org.br 

 

Acesso ao boleto:

 

• Portal do aluno:

https://www.youtube.com/watch?v=5gwMnMPtWLE&t=1s 

• Atualizar ou gerar 2ª via de boletos:

https://www.itau.com.br/servicos/boletos/ 

• Atualização de boleto acima de 60 dias de vencido:

Enviar solicitação utilizando o e-mail atendimento.saocarlos@lasalle.org.br  

 


Comunicação


Estamos atentos às orientações dos órgãos superiores de saúde e de educação e informaremos aos pais a respeito do retorno das aulas presenciais. Pedimos para que continuem acompanhando as informações através do Site Oficial do Colégio: www.lasalle.edu.br/saocarlos

Caso necessitem entrar em contato com o Colégio para obter mais informações, favor enviar um e-mail para atendimento.saocarlos@lasalle.org.br  Certos da compreensão dos pais e alunos, agradecemos e seguimos à disposição.

 

 

Atenciosamente

Equipe Diretiva