03/12/2019

Ano Jubilar Lassalista chega ao fim

Os feixes de luz apontavam para todas as direções enquanto a imagem de La Salle era trazida pelo professor Jailson Pereira Lanzilotte e seus filhos, em direção ao palco. Logo atrás, Lara Bernardo, como representante do Unilasalle-RJ, segurava o relógio lassalista, com os valores pregados desde o século XVII. E ao Irmão Fabricio Heinzmann, diretor executivo da Escola La Salle RJ, coube a reponsabilidade de carregar a imagem de Maria, sob o título de Nossa Senhora da Estrela. Juntas novamente no mesmo espaço em que celebraram a Missa dos 300 anos, em abril, as três instituições da Rede La Salle no Rio de Janeiro se despediam de um ano especial. Desde o dia 17 de novembro de 2018 lassalistas do mundo todo fazem memória aos três séculos da páscoa de seu fundador, São João Batista de La Salle, um legado que hoje segue gerando frutos em 80 países. O Ano Jubilar Lassalista, instituído pelo Papa Francisco, se encerra oficialmente no próximo dia 31, mas os niteroienses se despediram de modo simbólico em uma noite de terça-feira, 26 de novembro, no Auto de Natal do Colégio La Salle Abel.

João Batista de La Salle, patrono dos educadores e santo, faleceu em 7 de abril de 1769. São, portanto, “300 anos que La Salle nos deixou e ele está presente porque sentimos e percebemos que La Salle somos nós hoje”. Essas foram palavras que o diretor da escola, do colégio e reitor do centro universitário, Irmão Jardelino Menegat, repetiu ao longo do ano para mostrar a importância de 2019 para os lassalistas. Quem também tentou dar essa dimensão aos mais de mil presentes no campo do Abel foram a coordenadora do Setor de Ação Comunitária do Unilasalle-RJ, Livia Ribeiro, e o coordenador de Pastoral da escola. “Vivenciamos significativas experiências durante esse Ano Jubilar Lassalista. Cada uma delas nos mostrou ser possível concretizar o sonho de La Salle e dos primeiros Irmãos, sendo um só coração, um compromisso e uma vida. Nossos corações pulsaram, nos comprometemos e nos tornamos vidas diferentes neste ano”, sintetizou Livia.

Conheça as vivências da Escola La Salle Rio de Janeiro no Ano Jubilar Lassalista clicando nas fotos abaixo:

O ano da década da Escola La Salle RJ

La Salle RJ inicia as celebrações pelos 300 anos

Mais de 1.500 pessoas participam de missa da Rede

Por Luiza Gould

Fotos de Adriana Torres (Auto de Natal)

Ascom Unilasalle-RJ