03/07/2019

Educação Superior

Lassalista comemora aprovação em Medicina na UFGD

Acompanhar uma gestação e ter a felicidade de ouvir o primeiro choro, os primeiros passos e o primeiro dente... Todas as emoções do desenvolvimento de uma criança é tão gratificante quanto acompanhar a caminhada escolar de um aluno e poder vê-lo realizado. No Colégio La Salle Toledo este sentimento é uma constante: além de vermos seres humanos íntegros, felizes e completos, há diversos sonhos realizados. E a lassalista Debora Giachini Lenhardt é mais um exemplo disso! A estudante iniciou no Pré II em 2005 e saiu da terceira série do Ensino Médio em 2017 para entrar na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, no Mato Grosso do Sul. “Sempre tive o sonho de trabalhar na área da saúde. Até meus oito anos, queria seguir a área de odontologia, mas, repentinamente, decidi que queria ser médica”, lembrou ela. Sua caminhada, a partir daí, já teve um direcionamento de estudos para sua preparação efetiva. “Na primeira série do ensino médio fiz meu primeiro Enem e a primeira etapa dos processos seriados da UEM e da UEPG. Na 2ª série além destes, passei a fazer os vestibulares da região. Na 3ª série já estudava cerca de 12h por dia, inclusive finais de semana, fazendo simulados online, refazendo provas de vestibulares anteriores, e exercícios aplicados em sala de aula e do módulo didático”, sintetiza Debora, sobre sua rotina de estudos. E mesmo com tudo isso, Debora não passou em Medicina de primeira! “Em 2017 prestei Unioeste, UFPR, FAG, Integrado e Enem. Infelizmente, não consegui êxito, mesmo chegando muito perto. Continuei, em 2018, com mais foco e determinação, ampliei minhas horas de estudo, e com mais intensidade os assuntos que ainda não dominava por completo. E o resultado veio: primeiro na FAG e na sequência, na UFGD, onde irei cursar”, comemora a futura médica.

Sentimento e formação

Débora confessa que os resultados negativos a deixaram triste. Contudo, utilizou seus erros, seja por falta de atenção ou de qualidade no estudo de determinado conteúdo, para não repeti-los. “Sentia que cada vestibular que fazia estava mais perto da aprovação. Quando recebi a notícia que havia passado na UFGD, percebi que todo o meu esforço, todo o apoio que recebi dos funcionários do Colégio La Salle, dos professores e da minha família fizeram a diferença”.

A caloura ressaltou a formação recebida e a importância para sua futura profissão. “O La Salle prepara o aluno para a vida, para ser “humano” de verdade, com empatia e solidariedade. Me fez perceber o próximo, característica essencial na minha futura profissão”, afirma.

As malas já estão prontas para Dourados, no Mato Grosso do Sul, e será junto aos livros sua companheira pelos próximos anos, já que, devido sua condição de celíaca - que a obriga ter uma dieta muito restrita, optou por morar sozinha. Embora tenha total ciência de sua doença e dos males que acarretam um “pedacinho” de algum alimento restrito, prefere não passar vontade! “Se eu não vejo, não terei vontade. Estou muito ansiosa, mas extremamente realizada e feliz para iniciar esta nova fase da minha vida”, diverte-se.

Embora considere pouco tempo desde sua saída do Colégio La Salle, Debora sente falta dos professores devido a relação fraternal que sempre existiu. “Além de serem excelentes educadores, eram como nossos melhores amigos. Entendiam a pressão que estávamos passando e buscavam formas para que pudéssemos progredir”, relembra ela. Debora disse que teve diversas histórias no colégio, mas contou uma recente e marcante. “Uma das mais marcantes e recentes aconteceu com o Professor Leonardo de Biologia. Por ser a matéria pela qual eu tinha facilidade e após muitos pedidos meus, em minha formatura do "terceirão", o Leo me presenteou com um bisturi, como um incentivo para que eu permanecesse em minha "batalha" e conseguisse passar em medicina. Foi incrível! ”, emociona-se a universitária.

Debora aproveitou para expor sua gratidão às pessoas que a acompanharam nesta caminhada. “O Colégio La Salle me proporcionou muito mais que uma excelente educação. Ali, fiz amizades incríveis com outros estudantes e funcionários do colégio, tive oportunidade de viajar para conhecer outras redes lassallistas, pude participar do grupo de jovens, a Pajula, e aprendi a ter responsabilidade e empatia. Serei grata eternamente por tudo o que o Colégio La Salle me oportunizou”, comenta a jovem.

Dicas de estudo

Aos alunos que buscam seu lugar ao sol, Debora deixa algumas dicas que lhe ajudaram muito na caminhada pela realização do seu sonho de cursar medicina. “É necessário estudar com qualidade, fazer um planejamento de estudos e segui-lo com muita determinação. Mas os estudantes não podem esquecer de viver, afinal, ter momentos de lazer com a família e amigos contribuem tanto para o corpo quanto à alma. Também é interessante frisar que todo o empenho e dedicação valerão a pena”, resume ela.