06/02/2019

Aplicação do conhecimento na metodologia Lassalista

A aplicabilidade do conhecimento está no centro das metodologias ativas lassalistas

Desde 2015 o Colégio La Salle Toledo trabalha com as metodologias, com esta experiência os Lassalistas dão um passo à frente

O Colégio La Salle de Toledo abriu o ano letivo com a Jornada Pedagógica, como parte da formação continuada dos professores. Na abertura dos trabalhos, os educadores participaram da palestra do matemático e Gestor em Educação, parceiro da FTD Educação, Luciano Rudnik. O palestrante abordou o olhar da Educação em dois tempos, analógico e digital. Uma representação de como se dava as experiências com a educação e o mundo antes e pós Internet, e como estes dois olhares têm desafios comuns para um novo mundo.

Rudnik avaliou como as experiências do mundo analógico, antes da Internet, contribuíram para a formação das pessoas como sujeitos proativos. Hoje as experiências são mediadas por um mundo digital, que apresentam desafios importantes, entre eles o próprio diálogo com as experiências do mundo analógico. “Algum tempo atrás existia uma forma diferente de olhar o mundo e recentemente existe outra forma, mas a interação destes olhares precisa acontecer. É preciso reforçar a importância dos valores, da interatividade e da conexão entre as pessoas. Também é preciso valorizar os paradigmas que chamamos de digitais, ou seja, o que a educação precisa trazer de elementos novos para responder o mundo que está por vir”.

Para o palestrante as aulas devem ser tão interessantes quanto o mundo que cerca os estudantes, desta forma, o trabalho com as metodologias ativas está no centro desta tarefa. “A ideia é criar um clima para que o aluno possa desenvolver o seu raciocínio lógico, a sua criatividade e consiga com isso crescer enquanto pessoa”.

A chave das metodologias ativas é apostar no desenvolvimento do aluno e não somente na quantidade de conteúdo acumulado. “É importante que a gente diferencie a abordagem conteúdista do trabalho que desenvolve habilidades e competências”.

Luciano Rudnik mostrou as preocupações centrais destas metodologias. “O primeiro olhar é o que o aluno fará com o que ele está aprendendo, a aplicabilidade do conhecimento. A segunda questão é colocar o aluno como protagonista do seu conhecimento. É ele que irá desenvolver, criar e pensar soluções. O professor precisa conduzir esta inquietação, esta curiosidade. A criatividade é algo muito importante no perfil do aluno e do professor porque é com criatividade que seremos capazes de desenvolver as habilidades e competências que desejamos. Outra coisa muito importante é a intencionalidade do professor e do aluno. Quanto mais próximo estiverem estas intenções, melhor será o desenvolvimento do aprendizado”.

Este mundo em constantes transformações coloca a Educação diante de grandes desafios. “O aluno precisa encontrar na educação base não para aquilo que existe agora, mas para aquilo que talvez ainda nem exista e que ele possa atuar no futuro. E isso é possível se a educação promover o desenvolvimento de habilidades e competências”.

A Supervisora Pedagógica, Juraci Casagrande compartilha desta certeza, pois é esta certeza que fez o Colégio La Salle se antecipar a própria BNCC. “Dois anos antes do MEC definir na Base Nacional Comum Curricular que as Escolas teriam até 2020 para adaptarem seus currículos para o desenvolvimento de habilidades e competências, nós Lassalistas já aplicávamos a metodologia. O trabalho foi crescendo, fomos ajustando e hoje quando esta metodologia começa ser abordada pela educação de forma mais intensa, nós já estamos prontos para o próximo passo e é isso que vamos tratar na Jornada, mas também nos próximos meses. O Colégio La Salle está conectado com este mundo e saíra na frente de novo”.

Para o Diretor do Colégio, Alvaro Wermann a Jornada Pedagógica vem reafirmar os propósitos Lassalistas. “Este é um ano Jubilar para os Lassalista, pois completa 300 anos da morte de São João Batista de La Salle. Ele foi um religioso e um educador a frente do seu tempo. Fez ciência porque era um grande pesquisador da Educação, foi empático porque levou a Educação para quem não tinha perspectiva e foi inovador quando aplicou seu conhecimento para resolver as necessidades da sociedade. Estas intenções seguem sendo as nossas intenções. Com certeza será um grande ano escolar, estamos preparando um novo passo”.