18/05/2018

Institucional

Campanha Nacional contra o Abuso Sexual

Campanha Nacional contra o Abuso Sexual

O dia 18 de maio foi instituído como data Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em consonância à Lei Federal nº 9.970/2000, que homenageia a menina Araceli, cuja no dia 18 de Maio do ano de 1973, foi sequestrada, espancada e morta. Mas, infelizmente, seus agressores saíram impunes.

A Campanha Nacional objetiva mobilizar, sensibilizar e conscientizar a sociedade, além de promover o engajamento contra a violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Diante disso, os estudantes do Colégio La Salle, representados pelo grupo PAJULA realizaram a atividade de pintura que ilustra a Campanha de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes no muro do Colégio para, sobretudo, destacar a importância de proteger nossas crianças e adolescentes de qualquer forma de violência.


TIPOS DE VIOLÊNCIA:

- Violência Física: Corresponde ao uso de força física no relacionamento com a criança ou adolescente por parte de seus pais ou por quem exerce autoridade no âmbito familiar. Esta relação de força baseia-se no poder disciplinador do adulto e na desigualdade adulto-criança.

- Violência Sexual: Configura-se como: “todo ato ou jogo sexual, relação hetero ou homossexual, entre um ou mais adultos e uma criança ou adolescente, tendo por finalidade estimular sexualmente esta criança ou adolescente ou utilizá-los para obter uma estimulação sexual sobre sua pessoa ou de outra pessoa (Azevedo e Guerra,1998).

- Violência Psicológica: Evidencia-se como a interferência negativa do adulto sobre a criança/adolescente e sua competência social, confirmando um padrão de comportamento destrutivo, costuma-se apresentar associada a outros tipos de violência.

Negligência: Compreende-se por negligência o fato da família se omitir em prover as necessidades físicas e emocionais de uma criança ou adolescente. Configura-se no comportamento dos pais ou responsáveis quando falham em alimentar, vestir adequadamente seus filhos, medicar, educar e evitar acidentes.


Se você identificar uma dessas formas de violência, denuncie: disque 100 ou ligue para o Conselho Tutelar: (45)3378-4671 Vila Pioneiro / (45) 3379-2712 Centro.

< voltar