01/09/2017

Mochila escolar: adequações necessárias

A mochila escolar: adequações necessárias à postura do estudante

Nas últimas semanas, a coordenação do Colégio La Salle intensificou as orientações a respeito do peso da mochila. Mas, durante verificações em sala de aula observou-se que uma parcela significativa dos estudantes transporta material desnecessário e, além disso, não acompanha o horário de aulas, assim, livros e cadernos que não serão usados no momento, acabam por se acumularem como peso extra. Salientamos que alguns livros, conforme orientação dos professores, permanecerão na sala de aula, por isso, precisam estar devidamente identificados.

É importante que pais e educadores orientem os estudantes sobre o material transportado diariamente na mochila, por essa razão, seguem informações relevantes:

1. O peso da mochila não poderá ultrapassar 5% do peso do estudante com até dez anos; ou 10% do peso do estudante acima de dez anos;

2. A mochila não deve ser maior do que as costas da criança e as duas alças devem ser usadas para suportar o peso do material;

3. A mochila de rodinha é uma opção, desde que também não exceda o peso e, que seja observada a postura ideal;

4. O lanche deve ser levado em separado dos materiais didáticos;

5. É importante avaliar o que está sendo levado à escola, por exemplo, dois estojos, objetos não usados como material pedagógico ou até brinquedos;

6. O horário de aulas deve ser rigorosamente observado para não haver acúmulo de livros e cadernos;

7. Escolher uma mochila sem muitos bolsos também é uma alternativa que deve ser considerada, pois, quanto mais bolsos, mais objetos serão transportados por escolha da criança.

O trabalho de conscientização continuará acontecendo, porém, é importante que pais e responsáveis também auxiliem com orientações e verificações frequentes quanto ao peso da mochila escolar.