15/05/2013

Ensino Fundamental II

Experiências Intergeracionais – Aproximando Gerações

Experiências Intergeracionais – Aproximando Gerações

É no encontro de diversas gerações que elas se coeducam, criando possibilidades para que crianças, adolescentes, adultos e idosos se desenvolvam plenamente, melhorando a convivência e também tendo uma melhora considerável na sua qualidade de vida. 

Assim sendo, compartilharemos uma ação intergeracional que realizamos no Centro Educativo La Salle, em São Paulo, entre os idosos do grupo de convivência e os alunos do Ensino Fundamental II (7°B e 6°A). Esta atividade foi focalizada pelas Professoras, Lucia Zambonini Cana, Paula Facina de Oliveira e pelo Coordenador Pedagógico, Silvio Esteves.

A ideia era realizar uma vivência de Educação Física, entre adolescentes e idosos, contribuindo para uma troca de conhecimentos, na perspectiva de uma Educação Física possível para todos e esperando que deste encontro todos saíssem beneficiados. 

Segundo Attias-Donfut (1980), o lazer pode contribuir para a emergência de uma força social capaz de aproximar as idades, de desenvolver novas formas de trocas entre as gerações e, inclusive, enriquecê-las. Daí a importância de jogar e de brincar, em uma proposta intergeracional, partilhando ou simplesmente se divertindo de uma forma prazerosa.

Necessitamos com urgência de uma sociedade em que convivam lado a lado crianças, jovens, adultos e idosos, com seus direitos, deveres, potencialidades e necessidades reconhecidas e respeitadas, para que no futuro, não muito distante, possam suscitar sinais de esperança e de um “Mundo Melhor”.

Silvio Humberto Esteves - Coordenador Pedagógico


< voltar