Pastoral Escolar Alunos da PAJULA 2018

Pastoral Escolar

           Nos primeiros tempos em que João Batista de La Salle estava iniciando a grande obra, que conhecemos hoje, ele já visava a uma educação integral, ou seja, uma educação que ensine qualitativamente questões relacionadas à técnica - escrever, somar, dividir, etc, mas, também, uma educação fundamentada nos principais valores humanos e cristãos.
Através da Pastoral, as motivações primeiras de João Batista de La Salle permanecem vivas no jeito de se fazer e de ser escola ainda hoje. É ai que a pastoral exerce o seu diferencial ao proporcionar atividades que venham complementar o currículo pré-estabelecido, fortalecendo o espírito lassalista.
           A Pastoral, juntamente com os educadores e as famílias, realiza o seu diferencial ao se tornar o núcleo motivador da comunidade educativa, alimentando e fortalecendo o princípio lassalista: possibilitar que crianças e jovens possam chegar à salvação.
             No intuito de atingir tal diferencial, a pastoral exerce várias atividades no Colégio La Salle São Paulo.

Conheça as atividades da pastoral:

Participe...

  • PaJuLa
    fechar

    PaJuLa

              Mais conhecida como PAJULA, esta sigla tem por significado PAstoral da JUventude LAssalista. Desta atividade participam os jovens dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que se reúnem semanalmente para abordar assuntos voltados para o cotidiano dos mesmos. Ser jovem é maravilhoso, se vivido com sabedoria. Por isso, estes encontros são tão importantes na formação dos jovens, pois ali é proporcionado um espaço de discussão e discernimento para abarcar tantas dúvidas presentes nesta etapa da vida. Ainda, a PAJULA tem como objetivo proporcionar uma visão holística da vida, alertando para os perigos e influências, exercidas pela mídia, muitas vezes negativa, e demais riscos, como os da droga. Por fim, os grupos de jovens partem para a missão. A partir de tudo que foi aprendido é hora de colocar em prática “a ação transformadora do mundo”. Na ‘Missão Jovem Lassalista’ os jovens realizam um trabalho de voluntariado na tentativa de melhorar a realidade de pessoas que passam por necessidades.

    • x
  • Adolescer
    fechar

    Adolescer

              Projeto que oportuniza o encontro de grupos de adolescentes do 6º e do 7º anos. Por meio de dinâmicas e atividades de reflexão, busca-se trabalhar temas voltados para esta idade. O adolescer, também, é uma preparação para os grupos de jovens lassalistas - PAJULA. Nesta atividade estão presentes três momentos importantes: o primeiro, de espiritualidade; o segundo, de reflexão do tema; e o terceiro, o momento livre ou de brincadeira e integração.

    • x
  • Catequese
    fechar

    Catequese

              Um espaço proporcionado aos alunos que buscam formação, preparação, para realizar a Primeira Eucaristia. A catequese é um espaço privilegiado aos alunos lassalistas que desejam aprofundar os conhecimentos dos principais dogmas da Igreja Católica para vivê-los com sabedoria.

    • x
  • Girassóis da Solidariedade
    fechar

    Girassóis da Solidariedade

    Desde o princípio, com João Batista de La Salle, ajudar os pobres é a motivação primeira do Instituto. E isto não cabe somente aos Irmãos, mas a todas as pessoas participantes deste grande projeto: a escola lassalista. Por isso, todos os alunos são convidados a participar deste projeto que visa a ajudar, mensalmente, no mínimo duas famílias carentes do bairro, por meio da doação de alimentos. Cada aluno participante recebe uma pétala, ou seja, recebe a orientação de qual alimento está encarregado de trazer para o mês. Com tais doações, é possível criar cestas básicas dadas mensalmente a determinadas famílias que passam por necessidades básicas.

    • x
Pastoral Escolar

Irmão Gabriel

Responsável pelos projetos da Pastoral.

Telefone

2793-1430

Atendimento por E-mail

gabriel.tomazini@lasalle.org.br