28/11/2018

Ano Jubilar Lassalista é celebrado na Rede La Salle

Teve início, no dia 17 de novembro, o Ano Jubilar Lassalista – concedido pelo Papa Francisco em decorrência ao Tricentenário da morte de São João Batista de La Salle (1719-2019) - e se estenderá até o dia 31 de dezembro de 2019.

O lema do Tricentenário é “Um coração, um compromisso, uma vida”. Essas três palavras são tomadas pela espiritualidade lassalista e significam: “Um coração” move outros corações; “um compromisso” que nos faz participantes da Missão Educativa Lassalista e “uma vida“ de empatia com os outros.

A Província La Salle Brasil-Chile, em sintonia com a programação feita pelo Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, organizou o seu cronograma de atividades em celebração ao Ano Jubilar – cujo objetivo principal é passar a todos os envolvidos o real significado desse período, que é comemorar a passagem e o chamado do Santo Fundador, São João Batista de La Salle, à casa do Pai.

Na programação, constam eventos que serão realizados, em harmonia, com os 80 países de presença lassalista. Na Província, as celebrações estarão concentradas nas Comunidades Educativas do Brasil, Chile e Moçambique. A Comunidade Lassalista está mobilizada e entusiasmada para viver ao máximo o Ano Jubilar. Entre as atividades que estão previstas para 2019, são destacados alguns, dos diversos momentos.

Volta às Aulas

Entre os meses de janeiro e março, estará acontecendo nas Comunidades Educativas (Educação Básica e Educação Superior) a Campanha de Volta às Aulas. Nesse período, as unidades lassalistas estarão esperando os alunos com o foco no Ano Jubilar, iniciando o ano letivo com a temática do Tricentenário da morte de São João Batista de La Salle. Os estudantes e educadores serão incentivados a participar, ativamente, de atividades e celebrações que ocorrerão. Além disso, terão à disposição, durante o ano letivo, materiais decorativos para participarem, juntamente, com outras unidades educativas lassalistas ao redor do mundo, registrando fotos e vídeos que serão veiculados nas redes sociais da unidade e da Rede La Salle.

Lançamento da Biografia de La Salle “Caminhando Juntos”

No mês de abril, será lançada, oficialmente, no Brasil, a biografia de La Salle intitulada “Caminhando Juntos”, já lançada pelo Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs. A obra, que agora virá na plataforma de livro digital na versão em português, consiste em um itinerário histórico, relatado pelo olhar do Irmão Jean Jacquot. A biografia traz uma leitura simples, de fácil acesso e com recurso de hiperlinks que levam à materiais complementares como notas históricas, iconografias, fotos, mapas e vídeos, oferecendo uma visão mais completa do Instituto, seu passado, presente e futuro.

As principais ações poderão ser acompanhadas pelos canais de comunicação da Rede La Salle.