29/10/2018

Minebook – Mundo da Imaginação

Quando se fala em leitura, especialmente na sociedade brasileira logo se percebe o grande índice de resistência, principalmente pelos educandos no âmbito escolar, por ser uma tarefa que exige dedicação, esforço, vontade e acima de tudo persistência na busca do conhecimento. Ressalta-se que ler não se restringe a decodificação de letras ou palavras, mas a apreensão de seus significados, ou seja, é preciso se apreender a mensagem transmitida pelo conjunto de palavras que formam frases e textos. Trabalhando nessa atmosfera que surgiu o questionamento de como fomentar o prazer pela leitura em um mundo em que tudo está ao toque dos dedos, em que os estímulos visuais e auditivos deixam pouco para a imaginação?

Em resposta ao questionamento, as professora dos 1º anos (turmas112 e 113) e 2º anos (turmas 122 e 123) perceberam um grande interesse dos alunos pelos jogos de Minecraft. Surgiu, então, a ideia de criar um projeto de leitura com atividades que contemplassem tudo que está relacionado com os Minecraft: jogos eletrônicos, legos, cartinhas, livros... para despertar nos alunos o gosto pela leitura e proporcionar momentos integradores, divertidos e agradáveis. O nome do projeto foi escolhido em parceria com todos os alunos “Minebook – Mundo da Imaginação”.

Os alunos do 1º ano saem pelo pátio usando controles remotos, confeccionados pelos alunos do 2º ano, procurando livros escondidos também pelos alunos do 2º ano. Após acharem os cinco livros, os alunos são distribuídos em cinco grupos, e os alunos do 2º ano começam a leitura das histórias para os alunos do 1º ano. Ao terminar são feitas perguntas sobre as histórias lidas. No final todos os alunos de cada grupo recebem legos para construírem os seus Minecraft. A cada semana, após a hora do conto, são oferecidas diferentes atividades como: tangran, formas geométricas planas e sólidas, construção de minecraft com caixas de papelão...

Veja as fotos em: @LaSallePelotas