12/09/2017

“Uma colcha com muitos retalhos”

Os alunos do 4º ano da escola La Salle Pelotas encerraram o Projeto “Uma colcha com muitos retalhos” numa tarde cultural no pátio da Escola. A ação básica do projeto foi o estímulo ao desenvolvimento da comunicação intergeracional entre os avós, as crianças, as professoras e a bibliotecária. A metodologia foi assentada na utilização do livro de literatura infantil, na procura de favorecer o desenvolvimento de um processo de conscientização da velhice e do problema do envelhecimento, facilitando a compreensão e a interrelação das crianças e idosos. Logo após, foi confeccionada uma colcha que será doada pelas crianças para um asilo de Pelotas. À tarde, com a participação de algumas foi recheada com muita poesia, hora do conto, conversa com os avós e troca de experiência. O referido projeto busca o “compreender para respeitar” refletindo na importância da relação com as pessoas que partilhamos a vida. O diálogo intergeracional pode ser a criação de uma solidariedade entre as gerações e contempla o que preconiza nossa proposta educativa no que diz respeito ao pilar do conviver, preconizado por Delors (2010). Enfim, é no convívio com o outro e no reconhecimento da alteridade é que acreditamos que juntos podemos sim fazer um mundo mais solidário e humano.