10/11/2016

Aula prática de Ciências/Química: 9º ano

Produção de Amaciante de Roupas e de Sabão em Barra.

Quando se valorizam a construção de conhecimentos químicos pelo aluno e a ampliação do processo ensino-aprendizagem ao cotidiano, aliadas a práticas de pesquisa experimental e ao exercício da cidadania, como veículo contextualizador e humanizador, na verdade está se praticando a Educação Química.

(AGUIAR, MARIA e MARTINS, 2003, p. 18)

Na disciplina de Ciências Biológicas/Química nono ano, pode ser aplicada de maneira com que os alunos possam encontrar sentido e utilização sobre os conceitos e fórmulas químicas na sociedade, além da razão e o objetivo de aprender conteúdos em sala de aula estabelecendo uma aprendizagem significativa. A aula prática é uma maneira eficiente para o desenvolvimento do ensino aprendizagem, pois é nesta hora que o aluno terá uma maior reflexão sobre o conteúdo estudado, através da sua aplicação, podendo ter a compreensão da natureza da ciência e os conceitos químicos abordados pelo professor em sala de aula.
    A função do ensino de Química é apresentar aos educandos uma concepção de ciência como um processo em construção e a possibilidade de formar cidadãos conscientes e críticos, pessoas que possam ter uma reflexão sobre o que estão executando ou realizando na sociedade. É preciso que o aluno compreenda o caráter histórico da Biologia/Química, demonstrando que ela é uma ciência investigativa e enfatizando-se o seu papel social. Isso pode ser conseguido por meio de experimentações simples e de estudos de aspectos históricos do conhecimento químico.
   Sendo assim, passam a adquirir uma visão mais ampla do conhecimento o que possibilita uma melhor compreensão do mundo físico e de um conhecimento que faça sentido de vida deste aluno. É necessário que o professor relacione os conceitos e as reações químicas com fatos da atualidade e cotidiano vivenciado pelos estudantes.
  Nesta atividade, foram utilizados conceitos de Matemática, tais como noções de cálculos de rentabilidade, proporções e relações simples na obtenção de uma determinada quantidade de um produto que se deseja fazer. Além disso, compreendemos e colocamos a explicação das reações químicas de formação do sabão, amaciantes e a fórmula estrutural de alguns tipos de detergentes como os biodegradáveis e não biodegradáveis e seu impacto no meio ambiente através da contextualização.

Professor Vinícius Vargas de Castro

Veja galeria de fotos aqui!