13/11/2017

Gincana de Matemática movimenta estudantes

Para mostrar como a matemática é importante também fora da sala de aula, é que o Colégio La Salle Carazinho promoveu, em sua 7ª edição, a Gincana de Matemática para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. As atividades ocorreram nos dias 09 e 10 de novembro e envolveram a criatividade e a organização. Dentre as atividades propostas, as equipes, nomeadas por matemáticos famosos, apresentaram paródias e roupas personalizadas dentre outras atividades, como a organização dos QGs , a competição no tabuleiro humano e a caça ao tesouro, que este ano contou com uma novidade tecnológica, onde as pistas e os problemas matemáticos eram revelados através de um leitor de QR Code no celular que era postado no Twitter.

A professora Adrivani Quadros, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e Médio, destaca que a atividade permite que o aluno esteja ciente da importância do seu uso em diversos momentos desde pequenos. "A Matemática consiste na ciência mais importante do mundo moderno, sendo abordada desde os anos inicias. Sua relação com o cotidiano exige das pessoas um conhecimento mais amplo da disciplina, por isso devemos dar uma maior atenção ao seu estudo na escola”, destaca.

A professora Regina Provensi Schöller, coordenadora da gincana, reitera as diversas ações envolvendo a disciplina. “A matemática está presente em diversas situações, se olharmos ao nosso redor podemos notar sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras. Seu desenvolvimento está ligado à pesquisa, ao argumento, ao interesse por descobrir o novo, investigar situações, é a ciência do raciocínio lógico. Algumas de suas aplicações estão relacionadas a financiamentos, compras parceladas, operações comerciais de compra e venda, construções, investimentos financeiros, aplicações bancarias, cálculos operatórios básicos, entre outros", completa.

Neste ano, as equipes vencedoras foram:

Ensino Fundamental II: equipe Tales de Mileto – 9º ano

Ensino Médio: equipe Apolônio – 2º ano