06/11/2017

Feira das Descobertas foi um sucesso

De acordo com a coordenadora pedagógica, Adrivani Aparecida de Quadros, o trabalho da Feira das Descobertas começou a ser pensado e realizado no início do ano letivo, com o intuito de que, através dos assuntos, os alunos pudessem descobrir algo diferente, trazendo informações que pudessem agregar e auxiliar na comunidade. “Fizemos durante todo o ano encontros entre os grupos, com os professores orientadores. Desenvolvemos todas as etapas da pesquisa científica, desde a iniciação do tema, o problema, as justificativas, e hoje eles apresentaram o resultado final disso, na prática”, explicou a coordenadora.

O projeto envolve toda escola, cada trabalho adaptado ao seu nível de conhecimento, propondo uma interação entre os alunos e a comunidade. Para Adrivani, esse tipo de trabalho realizado é de extrema relevância para o aprendizado dos estudantes. “Com a feira eles constroem, buscam e podemos trabalhar a questão da criticidade, reflexão e autonomia”, comenta.

Segundo a professora Márcia Hartmann Stein, que ajudou na orientação do trabalho sobre a educação fiscal, elaborado por grupos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, foi uma realização muito interessante. “Eles começaram o trabalho entendendo o que é o salário, como existiu o dinheiro, as moedas que já existiram, enfim, orientá-los foi maravilhoso, eles pegaram junto, trazendo novidades, coisas boas, isso é algo muito gratificante”, avaliou a professora.

PARA REFLETIR

Um grupo de cinco meninas do segundo ano do ensino médio resolveu inovar na proposta de trabalho e trouxe a temática das “selfies”, abordando o eixo das tecnologias, porém, também, falando sobre saúde mental. Através da pesquisa, as alunas buscaram o que há por trás das selfies e realizaram uma dinâmica, promovendo uma reflexão sobre as demonstrações de emoções através das fotos postadas nas redes sociais, para entender até que ponto são sentimentos verdadeiros.

O grupo realizou uma pesquisa de campo em uma entidade de proteção aos animais, em uma casa geriátrica e em uma Escola Municipal de Educação Infantil, onde puderam apresentar o assunto e realizar suas análises. Segundo a estudante Manoela Machado de Moura, as visitas fizeram com que o grupo refletisse ainda mais sobre o assunto, pois puderam compartilhar ideias com pessoas da comunidade. “A gente pode vivenciar aquilo com pessoas diferentes e com perspectivas diferentes. Fizemos dinâmicas, fomos conversando, ouvindo histórias e foi muito legal, acredito que esse trabalho teve um valor muito pessoal”, frisou a aluna.

Segundo a aluna Eduarda Ciocari, o grupo pensou em abordar a temática das “selfies” por ser algo que está em alta na sociedade. “Decidimos fazer um trabalho que conscientizasse as pessoas da realidade. A Feira nos proporcionou algo que não imaginávamos, foi muito interessante”, avaliou a estudante.  Através de uma pesquisa, o grupo obteve resultados que mostraram que 89% dos entrevistados acreditam que as selfies postadas mascaram sentimentos, podendo levar a uma falsa ideia de felicidade. Com o trabalho, as estudantes também criaram uma página no facebook, chamada “Be Your Selfie”, em tradução livre, “seja sua própria selfie”, na qual apresentam o projeto e postam mensagens interessantes sobre o tema que foi pesquisado.

Fonte: Jornal Diário da Manhã / Assessoria de Marketing La Salle