25/08/2017

Estudantes se destacam em avaliação do Mind Lab

A proposta da Metodologia Mind Lab iniciou no Colégio La Salle Carazinho através de um trabalho experimental na metade do ano de 2015. Neste ano, após o levantamento entre os alunos, colaboradores e famílias, o Programa MenteInovadora veio integrar o nosso currículo promovendo desafios e transformando, através dos jogos de tabuleiro, maneiras de pensar e refletir a aprendizagem.

A Mind Lab desenvolve uma metodologia inovadora que tem alcançado resultados comprovados, ao redor do mundo, no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e éticas em crianças e jovens com idade entre 4 e 18 anos. A metodologia baseia-se em três pilares fundamentais: Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos e Professor Mediador. O conceito central da metodologia é que os jogos de raciocínio servem como uma ferramenta educacional muito poderosa, pois contribuem para o aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento. Jogos de raciocínio também ajudam o aluno a lidar melhor com situações emocionais e sociais. A experiência de jogar, que está no centro do programa, é prazerosa, cativante e empolgante - assim, gera grande motivação e entusiasmo entre as crianças e os jovens, o que serve de base para um processo de aprendizagem mais abrangente.

Em uma recente avaliação realizada com 240 estudantes do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Carazinho foram avaliados os seguintes critérios: compreensão das regras dos jogos, compreensão das estratégicas, conceitos e métodos dos jogos e a aplicação no dia a dia. O desempenho médio da instituição ficou em 76%, ou seja, acima da média das escolas que aderiram ao Mind Lab no Brasil, que é de 69%. O melhor desempenho dos estudantes Lassalistas está concentrado na competência “aplicação no dia a dia”, quando o destaque para esse item é a extrapolação das estratégias e métodos para situações do dia a dia (transcendências).

Além das metodologias aplicadas no programa com os estudantes na escola, o envolvimento das famílias é outro fator muito importante para o desempenho das crianças e jovens. A pesquisa revela, ainda, que o engajamento permite potencializar o desempenho do aluno no ambiente escolar e na vida.